Portugal vai receber, de 15 a 17 de novembro do ano corrente, o 39.º Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Naquela que é a mais importante reunião da elite do dirigismo mundial de Voleibol são esperados mais de duas centenas de participantes, oriundos dos quatro cantos do mundo e em representação das 222 federações filiadas na FIVB, que escolherão o sucessor do brasileiro Ary Graça na Presidência do organismo que rege o Voleibol a nível mundial.
A nível organizativo e não só, voltará a ser um momento alto para o nosso País, depois do sucesso do 29.º Congresso, realizado em 2004 no Porto, ter sido considerado “um dos mais importantes de sempre” pelos responsáveis da FIVB e ter contado com a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio, e do, na altura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Comandante Vicente de Moura, bem como outras altas individualidades.

O 29.º Congresso Mundial fez convergir para o Porto as atenções de dirigentes e Imprensa de todo o mundo, tendo ficado marcado pela filiação de Timor-Leste como a 218.ª federação nacional na FIVB e pelo facto de o português se ter tornado língua oficial da FIVB.
Em 2024, ano em que se irá comemorar o 129.º aniversário do Voleibol, a FIVB, com sede na Suíça desde 1984, tem filiadas 5 Confederações Continentais – África, Ásia, Europa, NORCECA (América do Norte e Centro e Caraíbas) e América do Sul – que, no total, compreendem 222 federações nacionais.
Eleito pela primeira vez em 2012 num congresso que decorreu nos Estados Unidos, Ary Graça seria reeleito Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para o período de 2016/2024 no 35.º Congresso Mundial da FIVB, realizado em 2016 na cidade argentina de Buenos Aires.
Ary Graça, agora com 80 anos, sucedeu ao chinês Jizhong Wei, que presidiu à FIVB de 2008 a 2012, ao mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e ao francês Paul Libaud (1947 a 1984).
Para além de ser um congresso eleitoral, a reunião magna abordará praticamente todos os temas relacionados com a modalidade, sendo que o Presidente da Federação Portuguesa (FPV), Vicente Araújo, terá a seu cargo a apresentação da Comissão de Voleibol de Praia da FIVB.
Outros pontos em análise serão a apresentação dos relatórios financeiros e de actividades.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.