Portugal vai receber, de 15 a 17 de novembro do ano corrente, o 39.º Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Naquela que é a mais importante reunião da elite do dirigismo mundial de Voleibol são esperados mais de duas centenas de participantes, oriundos dos quatro cantos do mundo e em representação das 222 federações filiadas na FIVB, que escolherão o sucessor do brasileiro Ary Graça na Presidência do organismo que rege o Voleibol a nível mundial.
A nível organizativo e não só, voltará a ser um momento alto para o nosso País, depois do sucesso do 29.º Congresso, realizado em 2004 no Porto, ter sido considerado “um dos mais importantes de sempre” pelos responsáveis da FIVB e ter contado com a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio, e do, na altura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Comandante Vicente de Moura, bem como outras altas individualidades.

O 29.º Congresso Mundial fez convergir para o Porto as atenções de dirigentes e Imprensa de todo o mundo, tendo ficado marcado pela filiação de Timor-Leste como a 218.ª federação nacional na FIVB e pelo facto de o português se ter tornado língua oficial da FIVB.
Em 2024, ano em que se irá comemorar o 129.º aniversário do Voleibol, a FIVB, com sede na Suíça desde 1984, tem filiadas 5 Confederações Continentais – África, Ásia, Europa, NORCECA (América do Norte e Centro e Caraíbas) e América do Sul – que, no total, compreendem 222 federações nacionais.
Eleito pela primeira vez em 2012 num congresso que decorreu nos Estados Unidos, Ary Graça seria reeleito Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para o período de 2016/2024 no 35.º Congresso Mundial da FIVB, realizado em 2016 na cidade argentina de Buenos Aires.
Ary Graça, agora com 80 anos, sucedeu ao chinês Jizhong Wei, que presidiu à FIVB de 2008 a 2012, ao mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e ao francês Paul Libaud (1947 a 1984).
Para além de ser um congresso eleitoral, a reunião magna abordará praticamente todos os temas relacionados com a modalidade, sendo que o Presidente da Federação Portuguesa (FPV), Vicente Araújo, terá a seu cargo a apresentação da Comissão de Voleibol de Praia da FIVB.
Outros pontos em análise serão a apresentação dos relatórios financeiros e de actividades.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.