Os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão hoje sob aviso amarelo devido à chuva e vento, enquanto Aveiro está apenas sob alerta de precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os alertas para os cinco distritos do Norte são válidos entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.
O aviso amarelo devido à chuva, que abrange Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Aveiro, aponta para “períodos de chuva, por vezes forte e persistente”.
Já o aviso amarelo devido ao vento, que não abrange o distrito de Aveiro, alerta para a previsão de “vento forte de sudoeste, com rajadas até 75 km/h, podendo chegar a 95 km/h nas terras altas”.
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O Club Lote 5 e a agência Timbre Cósmico promovem, no próximo dia 17 de janeiro, um mega evento que conjuga duas áreas, 5 DJ’s e um MC.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, recebe este sábado, às 21h30, um dos jogos mais aguardados dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num encontro que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova sinalética urbana no centro histórico da vila, apostando numa imagem mais moderna, atrativa e uniforme, alinhada com a Marca Monção. A intervenção integra-se no plano de requalificação do espaço público e visa atualizar e otimizar a informação existente, reforçando a imagem de modernidade e sustentabilidade do concelho.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Polícia Marítima (PM) receberam seis novas motas de salvamento marítimo, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa.