Logo
Regional

Porto e Norte ligam-se a Santiago de Compostela pela Arte

15 Janeiro, 2023 | 1:36
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Caminho da Arte traz ao Porto e Norte de Portugal e à Galiza um percurso de 261 km de arte contemporânea entre a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela - acolhendo obras de artistas nacionais e internacionais ao longo do caminho.

O projeto dá agora, um grande passo em frente, com a assinatura do protocolo que une os municípios portugueses que o Caminho da Arte percorre, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Turismo Porto e Norte de Portugal e a Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo.

A sessão acontece no próximo dia 16 de janeiro, pelas 11h00, na sede do Turismo do Porto e Norte, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

O Caminho da Arte, projeto promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, tem como missão conectar o Porto a Santiago de Compostela através da arte contemporânea, e assim criar o mais longo e mais visitado palco de arte do mundo, com mais de 260km.

“São exatamente 261 quilómetros de um caminho que pretende valorizar os Caminhos de Santiago, acrescentando-lhes o sentido e o significado da arte contemporânea no nosso século XXI, e, simultaneamente, potenciar o território português e o desenvolvimento económico dos municípios parceiros do projeto”, afirma Paula Silva, coordenadora do projeto.

“Os Caminhos de Santiago são acima de tudo uma viagem espiritual e por isso o projeto pretende “readaptar os indutores ao longo do caminho adaptando-os a todas as motivações para esta viagem pessoal, quer esta seja realizada a título individual, académico ou até mesmo profissional”, adianta a arquiteta Paula Silva.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo reforçam meios no Centro do País

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.

Desporto 29 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe mais de 1,5 milhões de euros na requalificação das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.

Regional 29 Janeiro, 2026

O Maior Carnaval do Norte de Portugal está de regresso a Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.

Regional 29 Janeiro, 2026

Ponte de Lima recebe I Congresso Internacional sobre o Brinquedo

Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.

Cultura 29 Janeiro, 2026

PLATEA arranca com ciclo de teatro amador em Lanheses

A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.

Regional 29 Janeiro, 2026

Comissão Municipal de Trânsito debate obras e mobilidade em Viana do Castelo

A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.

Regional 29 Janeiro, 2026

Caminha lança campanha solidária “Operação Nariz Vermelho”

A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.