O Caminho da Arte traz ao Porto e Norte de Portugal e à Galiza um percurso de 261 km de arte contemporânea entre a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela - acolhendo obras de artistas nacionais e internacionais ao longo do caminho.
O projeto dá agora, um grande passo em frente, com a assinatura do protocolo que une os municípios portugueses que o Caminho da Arte percorre, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Turismo Porto e Norte de Portugal e a Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo.
A sessão acontece no próximo dia 16 de janeiro, pelas 11h00, na sede do Turismo do Porto e Norte, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
O Caminho da Arte, projeto promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, tem como missão conectar o Porto a Santiago de Compostela através da arte contemporânea, e assim criar o mais longo e mais visitado palco de arte do mundo, com mais de 260km.
“São exatamente 261 quilómetros de um caminho que pretende valorizar os Caminhos de Santiago, acrescentando-lhes o sentido e o significado da arte contemporânea no nosso século XXI, e, simultaneamente, potenciar o território português e o desenvolvimento económico dos municípios parceiros do projeto”, afirma Paula Silva, coordenadora do projeto.
“Os Caminhos de Santiago são acima de tudo uma viagem espiritual e por isso o projeto pretende “readaptar os indutores ao longo do caminho adaptando-os a todas as motivações para esta viagem pessoal, quer esta seja realizada a título individual, académico ou até mesmo profissional”, adianta a arquiteta Paula Silva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.