O Porto de Leixões, no Município de Matosinhos, recebeu, em 2023, o maior número de cruzeiros e respetivos passageiros de sempre, chegando aos 116 navios, mais quatro que em 2022, e quase 150 mil pessoas transportadas, um aumento de 37%, foi esta quarta-feira divulgado.
“Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros em Leixões”, pode ler-se numa nota de imprensa hoje divulgada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Na mesma nota, a administração liderada por João Neves salienta que os números representam “um crescimento de 37% no número de passageiros e mais quatro navios comparativamente com o ano anterior” e que, face a 2018, “que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o crescimento foi de 27%”.
A APDL calcula que em 2023, a atividade de cruzeiros tenha gerado “uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia da região”, tendo por base os valores médios definidos pela CLIA (Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros, na sigla em inglês) para as receitas diretas dos passageiros e dos tripulantes.
“O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros que passam pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, correspondendo a 44,1% do total seguindo-se os Estados Unidos da América com 23,2%, a Alemanha com 17,9%, o Canadá com 5% e ainda a Austrália com 1,6%”, detalha a APDL.
A atividade continua a ser marcada por alguma sazonalidade e, tal como tem acontecido nos últimos anos, “os meses mais fortes para a atividade em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros)”.
“A par do ano passado, o mês de outubro voltou a ser o melhor mês do ano e, neste caso, o melhor mês de sempre no que ao número de passageiros diz respeito”, detalha a administração portuária.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.