Logo
Nacional

Porto de Leixões recebeu, em 2023, 116 navios de cruzeiro

7 Fevereiro, 2024 | 14:08
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Porto de Leixões, no Município de Matosinhos, recebeu, em 2023, o maior número de cruzeiros e respetivos passageiros de sempre, chegando aos 116 navios, mais quatro que em 2022, e quase 150 mil pessoas transportadas, um aumento de 37%, foi esta quarta-feira divulgado.

“Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros em Leixões”, pode ler-se numa nota de imprensa hoje divulgada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Na mesma nota, a administração liderada por João Neves salienta que os números representam “um crescimento de 37% no número de passageiros e mais quatro navios comparativamente com o ano anterior” e que, face a 2018, “que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o crescimento foi de 27%”.

A APDL calcula que em 2023, a atividade de cruzeiros tenha gerado “uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia da região”, tendo por base os valores médios definidos pela CLIA (Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros, na sigla em inglês) para as receitas diretas dos passageiros e dos tripulantes.

“O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros que passam pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, correspondendo a 44,1% do total seguindo-se os Estados Unidos da América com 23,2%, a Alemanha com 17,9%, o Canadá com 5% e ainda a Austrália com 1,6%”, detalha a APDL.

A atividade continua a ser marcada por alguma sazonalidade e, tal como tem acontecido nos últimos anos, “os meses mais fortes para a atividade em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros)”.

“A par do ano passado, o mês de outubro voltou a ser o melhor mês do ano e, neste caso, o melhor mês de sempre no que ao número de passageiros diz respeito”, detalha a administração portuária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.