E à terceira foi de vez. Depois das derrotas, ainda nas décadas de 60 e 70 também para a Taça de Portugal, o Portimonense conseguiu "finalmente" eliminar o Vianense da competição.
Em jogo, realizado na manhã deste sábado em Viana do Castelo, correspondente à 2ª eliminatória da prova rainha do futebol português a turma do Alto Minho, que joga no Campeonato de Portugal, não conseguiu surpreender os algarvios da II Liga.
O jogo começou de forma atabalhoada e longe das balizas. O Vianense foi a primeira equipa a ganhar um canto mas sem criar problemas ao seu adversário. Aos poucos o Portimonense foi conseguindo ter bola e em dois momentos criou perigo junto da baliza de Tiago Peixoto. O mesmo protagonista, Ruan, apareceu sozinho na grande área mas não conseguiu ser eficaz. Aos 20 minutos permitiu a defesa ao guardião minhoto, aos 28` atirou desenquadrado.
Com o nulo a manter-se ao intervalo, na segunda parte o Portimonense entrou mais dinâmico e conseguiu inaugurar o marcador (0-1) logo na primeira aproximação à grande área contrária. Apesar do remate frouxo, Paulo Vítor surpreendeu o guarda-redes vianense, que acabou por ser mal batido, e abriu o ativo (51`) para a equipa que viajou 630 km para jogar esta eliminatória.
Com o resultado desbloqueado o Vianense começou a soltar-se um pouco mais e acabou por conseguir chegar mais perto da grande área algarvia.
Apesar da boa reação da equipa de Pedro Lomba, um erro defensivo de Davi acabou por permitir ao Portimonense fazer o segundo golo do jogo (65`). O defesa minhoto pressionado perdeu a bola em zona proibida e “ofereceu” o golo a Elijah que aumentou a vantagem dos homens orientados por Ricardo Pessoa (0-2).

O Vianense nunca atirou a toalha ao chão e teve três boas situações para reduzir a diferença no último quarto de hora. Primeiro, Vinício com uma grande defesa negou o golo a Guilherme Silva e pouco depois, em posição favorável, Tiago Antunes e Diogo Correia, não acertaram na baliza.
Como quem não marca sofre, após uma boa jogada de Banza pelo corredor central, Davi, muito infeliz no jogo, cometeu falta para penalti que o próprio Banza se encarregou de marcar. Dos onze metros o atacante algarvio não desperdiçou (0-3), acabando com a eliminatória (84`).
Em tempo de compensação (90+1`), Diogo Correia ainda marcou o golo de honra do Vianense (1-3), mas insuficiente para impedir o Portimonense de seguir em frente.
Luís Ribeiro Eiras / E24
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.