E à terceira foi de vez. Depois das derrotas, ainda nas décadas de 60 e 70 também para a Taça de Portugal, o Portimonense conseguiu "finalmente" eliminar o Vianense da competição.
Em jogo, realizado na manhã deste sábado em Viana do Castelo, correspondente à 2ª eliminatória da prova rainha do futebol português a turma do Alto Minho, que joga no Campeonato de Portugal, não conseguiu surpreender os algarvios da II Liga.
O jogo começou de forma atabalhoada e longe das balizas. O Vianense foi a primeira equipa a ganhar um canto mas sem criar problemas ao seu adversário. Aos poucos o Portimonense foi conseguindo ter bola e em dois momentos criou perigo junto da baliza de Tiago Peixoto. O mesmo protagonista, Ruan, apareceu sozinho na grande área mas não conseguiu ser eficaz. Aos 20 minutos permitiu a defesa ao guardião minhoto, aos 28` atirou desenquadrado.
Com o nulo a manter-se ao intervalo, na segunda parte o Portimonense entrou mais dinâmico e conseguiu inaugurar o marcador (0-1) logo na primeira aproximação à grande área contrária. Apesar do remate frouxo, Paulo Vítor surpreendeu o guarda-redes vianense, que acabou por ser mal batido, e abriu o ativo (51`) para a equipa que viajou 630 km para jogar esta eliminatória.
Com o resultado desbloqueado o Vianense começou a soltar-se um pouco mais e acabou por conseguir chegar mais perto da grande área algarvia.
Apesar da boa reação da equipa de Pedro Lomba, um erro defensivo de Davi acabou por permitir ao Portimonense fazer o segundo golo do jogo (65`). O defesa minhoto pressionado perdeu a bola em zona proibida e “ofereceu” o golo a Elijah que aumentou a vantagem dos homens orientados por Ricardo Pessoa (0-2).

O Vianense nunca atirou a toalha ao chão e teve três boas situações para reduzir a diferença no último quarto de hora. Primeiro, Vinício com uma grande defesa negou o golo a Guilherme Silva e pouco depois, em posição favorável, Tiago Antunes e Diogo Correia, não acertaram na baliza.
Como quem não marca sofre, após uma boa jogada de Banza pelo corredor central, Davi, muito infeliz no jogo, cometeu falta para penalti que o próprio Banza se encarregou de marcar. Dos onze metros o atacante algarvio não desperdiçou (0-3), acabando com a eliminatória (84`).
Em tempo de compensação (90+1`), Diogo Correia ainda marcou o golo de honra do Vianense (1-3), mas insuficiente para impedir o Portimonense de seguir em frente.
Luís Ribeiro Eiras / E24
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.