Logo
Desporto

Portimonense fez 630 km para eliminar Vianense da Taça de Portugal

21 Setembro, 2024 | 15:08
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

E à terceira foi de vez. Depois das derrotas, ainda nas décadas de 60 e 70 também para a Taça de Portugal, o Portimonense conseguiu "finalmente" eliminar o Vianense da competição.

Em jogo, realizado na manhã deste sábado em Viana do Castelo, correspondente à 2ª eliminatória da prova rainha do futebol português a turma do Alto Minho, que joga no Campeonato de Portugal, não conseguiu surpreender os algarvios da II Liga.

O jogo começou de forma atabalhoada e longe das balizas. O Vianense foi a primeira equipa a ganhar um canto mas sem criar problemas ao seu adversário. Aos poucos o Portimonense foi conseguindo ter bola e em dois momentos criou perigo junto da baliza de Tiago Peixoto. O mesmo protagonista, Ruan, apareceu sozinho na grande área mas não conseguiu ser eficaz. Aos 20 minutos permitiu a defesa ao guardião minhoto, aos 28` atirou desenquadrado.

Com o nulo a manter-se ao intervalo, na segunda parte o Portimonense entrou mais dinâmico e conseguiu inaugurar o marcador (0-1) logo na primeira aproximação à grande área contrária. Apesar do remate frouxo, Paulo Vítor surpreendeu o guarda-redes vianense, que acabou por ser mal batido, e abriu o ativo (51`) para a equipa que viajou 630 km para jogar esta eliminatória.

Com o resultado desbloqueado o Vianense começou a soltar-se um pouco mais e acabou por conseguir chegar mais perto da grande área algarvia.

Apesar da boa reação da equipa de Pedro Lomba, um erro defensivo de Davi acabou por permitir ao Portimonense fazer o segundo golo do jogo (65`). O defesa minhoto pressionado perdeu a bola em zona proibida e “ofereceu” o golo a Elijah que aumentou a vantagem dos homens orientados por Ricardo Pessoa (0-2).

O Vianense nunca atirou a toalha ao chão e teve três boas situações para reduzir a diferença no último quarto de hora. Primeiro, Vinício com uma grande defesa negou o golo a Guilherme Silva e pouco depois, em posição favorável, Tiago Antunes e Diogo Correia, não acertaram na baliza.

Como quem não marca sofre, após uma boa jogada de Banza pelo corredor central, Davi, muito infeliz no jogo, cometeu falta para penalti que o próprio Banza se encarregou de marcar. Dos onze metros o atacante algarvio não desperdiçou (0-3), acabando com a eliminatória (84`).

Em tempo de compensação (90+1`), Diogo Correia ainda marcou o golo de honra do Vianense (1-3), mas insuficiente para impedir o Portimonense de seguir em frente.

Luís Ribeiro Eiras / E24

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje a Académica de Coimbra

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.