E à terceira foi de vez. Depois das derrotas, ainda nas décadas de 60 e 70 também para a Taça de Portugal, o Portimonense conseguiu "finalmente" eliminar o Vianense da competição.
Em jogo, realizado na manhã deste sábado em Viana do Castelo, correspondente à 2ª eliminatória da prova rainha do futebol português a turma do Alto Minho, que joga no Campeonato de Portugal, não conseguiu surpreender os algarvios da II Liga.
O jogo começou de forma atabalhoada e longe das balizas. O Vianense foi a primeira equipa a ganhar um canto mas sem criar problemas ao seu adversário. Aos poucos o Portimonense foi conseguindo ter bola e em dois momentos criou perigo junto da baliza de Tiago Peixoto. O mesmo protagonista, Ruan, apareceu sozinho na grande área mas não conseguiu ser eficaz. Aos 20 minutos permitiu a defesa ao guardião minhoto, aos 28` atirou desenquadrado.
Com o nulo a manter-se ao intervalo, na segunda parte o Portimonense entrou mais dinâmico e conseguiu inaugurar o marcador (0-1) logo na primeira aproximação à grande área contrária. Apesar do remate frouxo, Paulo Vítor surpreendeu o guarda-redes vianense, que acabou por ser mal batido, e abriu o ativo (51`) para a equipa que viajou 630 km para jogar esta eliminatória.
Com o resultado desbloqueado o Vianense começou a soltar-se um pouco mais e acabou por conseguir chegar mais perto da grande área algarvia.
Apesar da boa reação da equipa de Pedro Lomba, um erro defensivo de Davi acabou por permitir ao Portimonense fazer o segundo golo do jogo (65`). O defesa minhoto pressionado perdeu a bola em zona proibida e “ofereceu” o golo a Elijah que aumentou a vantagem dos homens orientados por Ricardo Pessoa (0-2).

O Vianense nunca atirou a toalha ao chão e teve três boas situações para reduzir a diferença no último quarto de hora. Primeiro, Vinício com uma grande defesa negou o golo a Guilherme Silva e pouco depois, em posição favorável, Tiago Antunes e Diogo Correia, não acertaram na baliza.
Como quem não marca sofre, após uma boa jogada de Banza pelo corredor central, Davi, muito infeliz no jogo, cometeu falta para penalti que o próprio Banza se encarregou de marcar. Dos onze metros o atacante algarvio não desperdiçou (0-3), acabando com a eliminatória (84`).
Em tempo de compensação (90+1`), Diogo Correia ainda marcou o golo de honra do Vianense (1-3), mas insuficiente para impedir o Portimonense de seguir em frente.
Luís Ribeiro Eiras / E24
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.