Logo
Desporto

Portimonense fez 630 km para eliminar Vianense da Taça de Portugal

21 Setembro, 2024 | 15:08
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

E à terceira foi de vez. Depois das derrotas, ainda nas décadas de 60 e 70 também para a Taça de Portugal, o Portimonense conseguiu "finalmente" eliminar o Vianense da competição.

Em jogo, realizado na manhã deste sábado em Viana do Castelo, correspondente à 2ª eliminatória da prova rainha do futebol português a turma do Alto Minho, que joga no Campeonato de Portugal, não conseguiu surpreender os algarvios da II Liga.

O jogo começou de forma atabalhoada e longe das balizas. O Vianense foi a primeira equipa a ganhar um canto mas sem criar problemas ao seu adversário. Aos poucos o Portimonense foi conseguindo ter bola e em dois momentos criou perigo junto da baliza de Tiago Peixoto. O mesmo protagonista, Ruan, apareceu sozinho na grande área mas não conseguiu ser eficaz. Aos 20 minutos permitiu a defesa ao guardião minhoto, aos 28` atirou desenquadrado.

Com o nulo a manter-se ao intervalo, na segunda parte o Portimonense entrou mais dinâmico e conseguiu inaugurar o marcador (0-1) logo na primeira aproximação à grande área contrária. Apesar do remate frouxo, Paulo Vítor surpreendeu o guarda-redes vianense, que acabou por ser mal batido, e abriu o ativo (51`) para a equipa que viajou 630 km para jogar esta eliminatória.

Com o resultado desbloqueado o Vianense começou a soltar-se um pouco mais e acabou por conseguir chegar mais perto da grande área algarvia.

Apesar da boa reação da equipa de Pedro Lomba, um erro defensivo de Davi acabou por permitir ao Portimonense fazer o segundo golo do jogo (65`). O defesa minhoto pressionado perdeu a bola em zona proibida e “ofereceu” o golo a Elijah que aumentou a vantagem dos homens orientados por Ricardo Pessoa (0-2).

O Vianense nunca atirou a toalha ao chão e teve três boas situações para reduzir a diferença no último quarto de hora. Primeiro, Vinício com uma grande defesa negou o golo a Guilherme Silva e pouco depois, em posição favorável, Tiago Antunes e Diogo Correia, não acertaram na baliza.

Como quem não marca sofre, após uma boa jogada de Banza pelo corredor central, Davi, muito infeliz no jogo, cometeu falta para penalti que o próprio Banza se encarregou de marcar. Dos onze metros o atacante algarvio não desperdiçou (0-3), acabando com a eliminatória (84`).

Em tempo de compensação (90+1`), Diogo Correia ainda marcou o golo de honra do Vianense (1-3), mas insuficiente para impedir o Portimonense de seguir em frente.

Luís Ribeiro Eiras / E24

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.