As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 1 de janeiro, enquanto as da A2, entre Lisboa e Algarve, avançam 60 cêntimos, para 23,30 euros, anunciou a concessionária.
Estas subidas, para os veículos da classe 1, têm como referência, tal como previsto no contrato de concessão, a taxa de inflação homóloga, sem habitação, registada em outubro no continente, e o adicional de 0,1% contemplado na lei devido à limitação na subida das portagens imposta em 2023 devido ao contexto de elevada inflação.
Segundo anunciou hoje a Brisa em comunicado, as tarifas das portagens das autoestradas que lhe estão concessionadas vão ser atualizadas em 2,21% a partir do dia 01 de janeiro de 2025.
O mecanismo de atualização abrange 52 das 93 taxas de portagem da classe 1, com a Brisa a destacar que, tal como verificado no passado, também em 2025 “existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores”.
É isto que explica a subida nos dois percursos referidos e que, por exemplo, entre Lisboa e Cascais (A5) se mantenha inalterado nos 1,50 euros, enquanto a viagem entre Lisboa e Oeiras aumente em cinco cêntimos, passando a custar 0,40 euros.
Circular pela CREL, por seu lado, custará mais 15 cêntimos a partir do dia 01 de janeiro, num total de 3,70 euros, enquanto o percurso Porto/Valença (A3) avança 20 cêntimos (para 9,95 euros) e a ligação Marateca/Caia (A2/A6) aumenta 35 cêntimos, para 15,05 euros.
A informação hoje divulgada pela Brisa indica ainda que a concessionária prevê investir 64 milhões de euros na sua rede, nomeadamente em obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos.
O canoísta limiano Fernando Pimenta voltou a destacar-se no panorama internacional da canoagem ao conquistar, em 2025, três novas medalhas em competições de elite. O atleta português somou dois ouros no Campeonato da Europa, realizado em Racice, na República Checa, e um bronze no Campeonato do Mundo, que decorreu este mês em Milão, Itália.
Viana do Castelo recebe na próxima quinta-feira, 11 de setembro, às 21h30, uma exibição única do documentário português "Play it Again, Yuki", no Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar, no próximo dia 6 de setembro, o workshop “Podar é uma Arte”, dedicado à importância da poda na fruticultura. A sessão decorre entre as 15h00 e as 16h30, em formato presencial, e dirige-se ao público em geral com idade igual ou superior a 16 anos.
Assinala-se esta sexta-feira, 29 de agosto, o Dia Mundial do Gamer, numa altura em que milhares de crianças e jovens se encontram em férias escolares. A data serve de mote para um apelo da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) à adoção de práticas mais equilibradas no uso dos videojogos, promovendo uma experiência positiva e segura.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a ser palco da Mostra Gastronómica, nos dias 29 e 30 de agosto, numa celebração que promete aliar os sabores tradicionais à música e à cultura popular. O evento, integrado na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, foi recentemente equipado com novos sistemas de som, iluminação e projeção digital, num investimento total de 146.806,59 euros. A operação foi cofinanciada em 65% pelo programa “Equipamento/Reequipamento de Infraestruturas Culturais” do NORTE 2023.
A 34.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias arranca no próximo dia 6 de setembro, em Viana do Castelo. A partida está marcada para as 12h00, na Praia Norte, local que receberá também a chegada da etapa.