Logo
Nacional

Portagens nas antigas SCUT foram abolidas após mais de 13 anos de luta

3 Janeiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

As portagens foram abolidas nas vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve conhecidas como SCUT, após mais de 13 anos de luta das populações pela reposição do modelo inicial de financiamento destas estradas sem custos para o utilizador.

As portagens foram abolidas na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta que “elimina as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança” foi apresentada pelo PS e aprovada com os votos favoráveis do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, com a abstenção da IL e os votos contra do PSD e CDS-PP. A lei foi promulgada pelo Presidente da República em julho de 2024.

De acordo com os socialistas, a medida tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros.

A aprovação do diploma foi controversa, com os partidos que suportam o Governo a acusarem os socialistas de “hipocrisia” e de “incoerência”, uma vez que, em fevereiro de 2023, o parlamento, na altura de maioria socialista, chumbou, com votos contra do PS, diplomas do PSD, Chega e PCP para reduzir ou eliminar o pagamento de portagens nas antigas SCUT.

Na ocasião, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, lembrou que o valor das portagens nas autoestradas tem vindo a diminuir na vigência dos Governos socialistas, acusando os sociais-democratas de “oportunismo político”.

A Plataforma P’la Reposição das Scut na A23 e A25, que tem desenvolvido ações persistentes pela eliminação das portagens nestas vias, considerou que o fim das portagens “faz justiça à população e às empresas do interior do país”.

Opinião contrária têm entidades como a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP), a Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) e Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias (APEF), que criticaram o fim das portagens nestas vias.

A APCAP e a APC salientaram que o fim destas portagens irá transferir os custos de construção e manutenção das infraestruturas dos utilizadores para os contribuintes em geral, enquanto a APEF considerou que a decisão penaliza a ferrovia, pelo que exigiu medidas equitativas.

As vias com portagens Sem Custo para o Utilizador foram introduzidas em Portugal em 1997, quando era primeiro-ministro António Guterres. Na altura, os custos eram totalmente suportados pelo Estado.

Sob muita controvérsia, o modelo de financiamento destas vias mudou a partir de 2010, altura em que os custos das ex-SCUT passaram a ser pagos pelos utilizadores.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Abril, 2025

Quinta devoluta em Arcos de Valdevez vai ser centro de inovação agrícola

Uma quinta devoluta há mais de duas décadas em Arcos de Valdevez vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros, revelou o presidente da Câmara.

Desporto 9 Abril, 2025

EDV “entra em campo” no digital com novo website 

O apito inicial soou no campo digital da Escola Desportiva de Viana (EDV), e a Webincode aceitou o desafio. O clube tem agora um novo website, pensado para aproximar a comunidade e oferecer uma plataforma  moderna e intuitiva onde atletas, pais, treinadores e sócios podem aceder a todas as informações sobre  as modalidades, inscrições, eventos e conquistas desportivas. 

Regional 9 Abril, 2025

Eurocidade Tui Valença reforça cooperação com a América do Sul

A Eurocidade Tui Valença assinou, ontem, 8 de abril, um acordo de cooperação com três regiões da América do Sul, nos Paços do Concelho de Valença.

Regional 9 Abril, 2025

Viana do Castelo vai construir unidade de pernoita para pessoas em situação de sem-abrigo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, a abertura do concurso público para a construção de uma unidade de pernoita para pessoas em situação de sem-abrigo, pelo preço base de 1,998.028,45 euros, mais IVA.

Política 9 Abril, 2025

Ex-Dirigente do Chega de Viana do Castelo arrasa o partido de André Ventura

Natividade Barbosa, ex-vice-presidente da Comissão Política Distrital do Chega de Viana do Castelo, apresentou a sua desvinculação da estrutura do Partido, explicando as razões que a levaram a tomar esta decisão numa carta aberta.

Regional 9 Abril, 2025

Viana do Castelo: Dono de ATL condenado a pena suspensa por abuso sexual de crianças

O tribunal condenou hoje o proprietário de um centro de ATL em Viana do Castelo a uma pena de dois anos e nove meses de prisão, suspensa por três anos, por quatro crimes de abuso sexual de crianças.

Política 9 Abril, 2025

Legislativas 2025: Isabel Rhodes é a cabeça de lista do PAN por Viana do Castelo

Isabel Rhodes volta a encabeçar a lista do PAN (Pessoas, Animais e Natureza), pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo, nas eleições legislativas de 18 de maio.