A Câmara de Monção interditou à circulação automóvel e pedonal na porta do Rosal da Fortaleza, devido à “necessidade de ser efetuada uma vistoria para avaliação técnica e estrutural”.
A medida relativa àquele Monumento Nacional entrou em vigor às 18h00 de segunda-feira e vai manter-se “por tempo indeterminado”, acrescenta-se no edital da autarquia monçanense.
Na rede social Facebook, a autarquia explica que a proibição foi determinada pelo Serviço de Proteção Civil Municipal, “devido ao aparecimento de alguma instabilidade no amuralhado, por uma questão de prevenção e segurança”.
“A situação já foi comunicada à Direção Regional da Cultura do Norte, aguardando-se, agora, uma vistoria para avaliação técnica e estrutural daquela zona da Fortaleza de Monção”, descreve o município.
O Museu “Viagem no Tempo Alto Minho 4D – Rota dos Castros”, localizado numa das casamatas, foi encerrado ao público.
“Num período com forte possibilidade de ocorrência de chuva, de acordo com o IPMA [Instituto Português do Mar e Atmosfera], a medida do Serviço de Proteção Civil Municipal revela atenção e ponderação, num quadro preventivo, em relação a eventuais constrangimentos como, infelizmente, tem acontecido em estruturas semelhantes, situadas em outras localidades do país”, refere a câmara.
Para “agilizar o trânsito”, foi autorizada a circulação no sentido ascendente da Avenida Dr. António Felgueiras até à Rua Eng. Duarte Pacheco.
A autarquia determinou ainda a proibição de contornar à direita no Cine Teatro João Verde para quem se desloca da Praça da República.
Foto: Rádio Vale do Minho
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.