A Câmara de Monção interditou à circulação automóvel e pedonal na porta do Rosal da Fortaleza, devido à “necessidade de ser efetuada uma vistoria para avaliação técnica e estrutural”.
A medida relativa àquele Monumento Nacional entrou em vigor às 18h00 de segunda-feira e vai manter-se “por tempo indeterminado”, acrescenta-se no edital da autarquia monçanense.
Na rede social Facebook, a autarquia explica que a proibição foi determinada pelo Serviço de Proteção Civil Municipal, “devido ao aparecimento de alguma instabilidade no amuralhado, por uma questão de prevenção e segurança”.
“A situação já foi comunicada à Direção Regional da Cultura do Norte, aguardando-se, agora, uma vistoria para avaliação técnica e estrutural daquela zona da Fortaleza de Monção”, descreve o município.
O Museu “Viagem no Tempo Alto Minho 4D – Rota dos Castros”, localizado numa das casamatas, foi encerrado ao público.
“Num período com forte possibilidade de ocorrência de chuva, de acordo com o IPMA [Instituto Português do Mar e Atmosfera], a medida do Serviço de Proteção Civil Municipal revela atenção e ponderação, num quadro preventivo, em relação a eventuais constrangimentos como, infelizmente, tem acontecido em estruturas semelhantes, situadas em outras localidades do país”, refere a câmara.
Para “agilizar o trânsito”, foi autorizada a circulação no sentido ascendente da Avenida Dr. António Felgueiras até à Rua Eng. Duarte Pacheco.
A autarquia determinou ainda a proibição de contornar à direita no Cine Teatro João Verde para quem se desloca da Praça da República.
Foto: Rádio Vale do Minho
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.