A Câmara de Monção interditou à circulação automóvel e pedonal na porta do Rosal da Fortaleza, devido à “necessidade de ser efetuada uma vistoria para avaliação técnica e estrutural”.
A medida relativa àquele Monumento Nacional entrou em vigor às 18h00 de segunda-feira e vai manter-se “por tempo indeterminado”, acrescenta-se no edital da autarquia monçanense.
Na rede social Facebook, a autarquia explica que a proibição foi determinada pelo Serviço de Proteção Civil Municipal, “devido ao aparecimento de alguma instabilidade no amuralhado, por uma questão de prevenção e segurança”.
“A situação já foi comunicada à Direção Regional da Cultura do Norte, aguardando-se, agora, uma vistoria para avaliação técnica e estrutural daquela zona da Fortaleza de Monção”, descreve o município.
O Museu “Viagem no Tempo Alto Minho 4D – Rota dos Castros”, localizado numa das casamatas, foi encerrado ao público.
“Num período com forte possibilidade de ocorrência de chuva, de acordo com o IPMA [Instituto Português do Mar e Atmosfera], a medida do Serviço de Proteção Civil Municipal revela atenção e ponderação, num quadro preventivo, em relação a eventuais constrangimentos como, infelizmente, tem acontecido em estruturas semelhantes, situadas em outras localidades do país”, refere a câmara.
Para “agilizar o trânsito”, foi autorizada a circulação no sentido ascendente da Avenida Dr. António Felgueiras até à Rua Eng. Duarte Pacheco.
A autarquia determinou ainda a proibição de contornar à direita no Cine Teatro João Verde para quem se desloca da Praça da República.
Foto: Rádio Vale do Minho
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.