A Câmara de Monção interditou à circulação automóvel e pedonal na porta do Rosal da Fortaleza, devido à “necessidade de ser efetuada uma vistoria para avaliação técnica e estrutural”.
A medida relativa àquele Monumento Nacional entrou em vigor às 18h00 de segunda-feira e vai manter-se “por tempo indeterminado”, acrescenta-se no edital da autarquia monçanense.
Na rede social Facebook, a autarquia explica que a proibição foi determinada pelo Serviço de Proteção Civil Municipal, “devido ao aparecimento de alguma instabilidade no amuralhado, por uma questão de prevenção e segurança”.
“A situação já foi comunicada à Direção Regional da Cultura do Norte, aguardando-se, agora, uma vistoria para avaliação técnica e estrutural daquela zona da Fortaleza de Monção”, descreve o município.
O Museu “Viagem no Tempo Alto Minho 4D – Rota dos Castros”, localizado numa das casamatas, foi encerrado ao público.
“Num período com forte possibilidade de ocorrência de chuva, de acordo com o IPMA [Instituto Português do Mar e Atmosfera], a medida do Serviço de Proteção Civil Municipal revela atenção e ponderação, num quadro preventivo, em relação a eventuais constrangimentos como, infelizmente, tem acontecido em estruturas semelhantes, situadas em outras localidades do país”, refere a câmara.
Para “agilizar o trânsito”, foi autorizada a circulação no sentido ascendente da Avenida Dr. António Felgueiras até à Rua Eng. Duarte Pacheco.
A autarquia determinou ainda a proibição de contornar à direita no Cine Teatro João Verde para quem se desloca da Praça da República.
Foto: Rádio Vale do Minho
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.