Logo
Nacional

“Porta a Porta – Casa para Viver” de Viana do Castelo junta-se a mais vinte cidades do país

23 Setembro, 2024 | 15:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No dia 28 de Setembro, às 15h00 na Urbanização Capitães de Abril, o movimento "Porta a Porta - Casa Para Todos" saí à rua em Viana do Castelo pela primeira vez. A iniciativa vai decorrer de norte a sul do país incluindo ilhas para "exigir as soluções para quem vive e trabalha no nosso país e precisa de casa para viver em primeiro lugar. É urgente alterar as políticas de habitação".

Segundo este movimento nacional “ter casa para viver está pior e é por isso que saímos à rua pela quarta vez no espaço de um ano e meio. Com as primeiras três manifestações conseguimos tímidos avanços”.

A Viana TV esteve à conversa com Tiago Fonte, porta-voz de Viana do Castelo que reforçou “a importância de agir, quer pela falta de oferta de habitação, quer pelo valor das rendas”.

Tiago acrescentou ainda que neste momento em Viana do Castelo, o núcleo já é composto por uma dezena de vianenses porém estão disponíveis a aceitar todos aqueles que se queira juntar e lutar pelo “cumprimento integral da constituição”.

O Porta a Porta exige assim:

  • Baixar e regular as rendas para valores compatíveis com os rendimentos do trabalho em Portugal;
  • Aumentar a duração dos contratos de arrendamento para um período mínimo de 10 anos;
  • Pôr fim aos despejos, às desocupações e às demolições que não tenham alternativa de habitação digna e que não preservem a unidade da família na sua área de residência;
  • Baixar as prestações bancárias, pondo os lucros da banca a pagar, garantindo que nenhuma família paga de prestação da casa que habita mais que 35% dos seus rendimentos líquidos mensais;
  • Rever imediatamente todas as formas de licenças para a especulação turística;
  • Acabar com o Estatuto dos Residentes não Habituais, os incentivos para nómadas digitais, os Investimentos Solidários, as isenções fiscais para o imobiliário de luxo e fundos imobiliários, assim como não voltar a ter nenhum regime que se assemelhe aos Vistos Gold;
  • Colocar de imediato a uso, com preços sociais, os imóveis devolutos do Estado, dos grandes proprietários, dos fundos e empresas que só têm como fim a especulação;
  • Aumentar o parque de habitação pública em quantidade e qualidade e promover com urgência a reabilitação dos bairros sociais;
  • Criar formas de habitação cooperativa e outras que não sejam entregues ao mercado.

Todos os ideais podem ser acompanhados em: http://www.portaaporta.pt e https://instagram.com/portaaportadh.

Circula ainda uma Petição pelo Direito à Habitação em Portugal em: www.portaaporta.pt/peticao.

Esta é a primeira concentração que irá decorrer em Viana do Castelo e a quarta a nível nacional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.