Logo
Nacional

“Porta a Porta – Casa para Viver” de Viana do Castelo junta-se a mais vinte cidades do país

23 Setembro, 2024 | 15:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No dia 28 de Setembro, às 15h00 na Urbanização Capitães de Abril, o movimento "Porta a Porta - Casa Para Todos" saí à rua em Viana do Castelo pela primeira vez. A iniciativa vai decorrer de norte a sul do país incluindo ilhas para "exigir as soluções para quem vive e trabalha no nosso país e precisa de casa para viver em primeiro lugar. É urgente alterar as políticas de habitação".

Segundo este movimento nacional “ter casa para viver está pior e é por isso que saímos à rua pela quarta vez no espaço de um ano e meio. Com as primeiras três manifestações conseguimos tímidos avanços”.

A Viana TV esteve à conversa com Tiago Fonte, porta-voz de Viana do Castelo que reforçou “a importância de agir, quer pela falta de oferta de habitação, quer pelo valor das rendas”.

Tiago acrescentou ainda que neste momento em Viana do Castelo, o núcleo já é composto por uma dezena de vianenses porém estão disponíveis a aceitar todos aqueles que se queira juntar e lutar pelo “cumprimento integral da constituição”.

O Porta a Porta exige assim:

  • Baixar e regular as rendas para valores compatíveis com os rendimentos do trabalho em Portugal;
  • Aumentar a duração dos contratos de arrendamento para um período mínimo de 10 anos;
  • Pôr fim aos despejos, às desocupações e às demolições que não tenham alternativa de habitação digna e que não preservem a unidade da família na sua área de residência;
  • Baixar as prestações bancárias, pondo os lucros da banca a pagar, garantindo que nenhuma família paga de prestação da casa que habita mais que 35% dos seus rendimentos líquidos mensais;
  • Rever imediatamente todas as formas de licenças para a especulação turística;
  • Acabar com o Estatuto dos Residentes não Habituais, os incentivos para nómadas digitais, os Investimentos Solidários, as isenções fiscais para o imobiliário de luxo e fundos imobiliários, assim como não voltar a ter nenhum regime que se assemelhe aos Vistos Gold;
  • Colocar de imediato a uso, com preços sociais, os imóveis devolutos do Estado, dos grandes proprietários, dos fundos e empresas que só têm como fim a especulação;
  • Aumentar o parque de habitação pública em quantidade e qualidade e promover com urgência a reabilitação dos bairros sociais;
  • Criar formas de habitação cooperativa e outras que não sejam entregues ao mercado.

Todos os ideais podem ser acompanhados em: http://www.portaaporta.pt e https://instagram.com/portaaportadh.

Circula ainda uma Petição pelo Direito à Habitação em Portugal em: www.portaaporta.pt/peticao.

Esta é a primeira concentração que irá decorrer em Viana do Castelo e a quarta a nível nacional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.