Logo
Nacional

“Porta a Porta – Casa para Viver” de Viana do Castelo junta-se a mais vinte cidades do país

23 Setembro, 2024 | 15:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No dia 28 de Setembro, às 15h00 na Urbanização Capitães de Abril, o movimento "Porta a Porta - Casa Para Todos" saí à rua em Viana do Castelo pela primeira vez. A iniciativa vai decorrer de norte a sul do país incluindo ilhas para "exigir as soluções para quem vive e trabalha no nosso país e precisa de casa para viver em primeiro lugar. É urgente alterar as políticas de habitação".

Segundo este movimento nacional “ter casa para viver está pior e é por isso que saímos à rua pela quarta vez no espaço de um ano e meio. Com as primeiras três manifestações conseguimos tímidos avanços”.

A Viana TV esteve à conversa com Tiago Fonte, porta-voz de Viana do Castelo que reforçou “a importância de agir, quer pela falta de oferta de habitação, quer pelo valor das rendas”.

Tiago acrescentou ainda que neste momento em Viana do Castelo, o núcleo já é composto por uma dezena de vianenses porém estão disponíveis a aceitar todos aqueles que se queira juntar e lutar pelo “cumprimento integral da constituição”.

O Porta a Porta exige assim:

  • Baixar e regular as rendas para valores compatíveis com os rendimentos do trabalho em Portugal;
  • Aumentar a duração dos contratos de arrendamento para um período mínimo de 10 anos;
  • Pôr fim aos despejos, às desocupações e às demolições que não tenham alternativa de habitação digna e que não preservem a unidade da família na sua área de residência;
  • Baixar as prestações bancárias, pondo os lucros da banca a pagar, garantindo que nenhuma família paga de prestação da casa que habita mais que 35% dos seus rendimentos líquidos mensais;
  • Rever imediatamente todas as formas de licenças para a especulação turística;
  • Acabar com o Estatuto dos Residentes não Habituais, os incentivos para nómadas digitais, os Investimentos Solidários, as isenções fiscais para o imobiliário de luxo e fundos imobiliários, assim como não voltar a ter nenhum regime que se assemelhe aos Vistos Gold;
  • Colocar de imediato a uso, com preços sociais, os imóveis devolutos do Estado, dos grandes proprietários, dos fundos e empresas que só têm como fim a especulação;
  • Aumentar o parque de habitação pública em quantidade e qualidade e promover com urgência a reabilitação dos bairros sociais;
  • Criar formas de habitação cooperativa e outras que não sejam entregues ao mercado.

Todos os ideais podem ser acompanhados em: http://www.portaaporta.pt e https://instagram.com/portaaportadh.

Circula ainda uma Petição pelo Direito à Habitação em Portugal em: www.portaaporta.pt/peticao.

Esta é a primeira concentração que irá decorrer em Viana do Castelo e a quarta a nível nacional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra “Viana, Moscatel e Banana” com duas edições este Natal

O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.

Regional 16 Dezembro, 2025

Joca Fotógrafo celebra 30 anos ao serviço da fotografia e da comunidade vianense

A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.

Desporto 16 Dezembro, 2025

Juventude Viana desloca-se hoje a Oliveira de Azeméis para duelo exigente

A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.

Internacional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo integra projeto europeu de inteligência artificial verde e ética

Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.

Regional 16 Dezembro, 2025

Naufrágio de embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora deixa quatro desaparecidos

Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo Lança VianaPocket para Incentivar Comércio Local

Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Homem morre atropelado por comboio na Linha do Minho em Areosa

Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.