O presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, anunciou um investimento de 2,5 milhões de euros no rio Lima, no âmbito das Áreas de Risco Potencial Significativo de Inundação (ARPSI).
“A nossa intenção é diminuir e controlar a possibilidade de cheias através da gestão do aumento do caudal do rio, criando condições para que o escoamento das águas se faça mais rapidamente”, afirmou o autarca.
Vasco Ferraz revelou que o investimento, que deverá iniciar-se no próximo verão, “prevê a alteração do açude para desassorear o rio e a limpeza, e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, para regular o caudal do rio”.
“O desassoreamento deste pano de água do açude é necessário para continuarmos a manter condições para que os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima continuem a poder treinar”, destacou.
Vasco Ferraz adiantou que o mesmo projeto contempla “a estabilização da margem do rio, na freguesia de Arcozelo, e o arranjo do areal”, que todos os anos é inundado pelas águas do rio, em períodos de grande pluviosidade.
A mesma intervenção, candidatada ao programa de gestão de rios da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), prevê ainda “a estabilização da ponte velha”.
O rio Lima nasce a 975 metros de altitude, na província de Ourense, na Galiza. Entra no Alto Minho, próximo do Lindoso e de Soajo, e passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desaguando no oceano Atlântico, em Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.