O presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, anunciou um investimento de 2,5 milhões de euros no rio Lima, no âmbito das Áreas de Risco Potencial Significativo de Inundação (ARPSI).
“A nossa intenção é diminuir e controlar a possibilidade de cheias através da gestão do aumento do caudal do rio, criando condições para que o escoamento das águas se faça mais rapidamente”, afirmou o autarca.
Vasco Ferraz revelou que o investimento, que deverá iniciar-se no próximo verão, “prevê a alteração do açude para desassorear o rio e a limpeza, e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, para regular o caudal do rio”.
“O desassoreamento deste pano de água do açude é necessário para continuarmos a manter condições para que os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima continuem a poder treinar”, destacou.
Vasco Ferraz adiantou que o mesmo projeto contempla “a estabilização da margem do rio, na freguesia de Arcozelo, e o arranjo do areal”, que todos os anos é inundado pelas águas do rio, em períodos de grande pluviosidade.
A mesma intervenção, candidatada ao programa de gestão de rios da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), prevê ainda “a estabilização da ponte velha”.
O rio Lima nasce a 975 metros de altitude, na província de Ourense, na Galiza. Entra no Alto Minho, próximo do Lindoso e de Soajo, e passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desaguando no oceano Atlântico, em Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.