O presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, anunciou um investimento de 2,5 milhões de euros no rio Lima, no âmbito das Áreas de Risco Potencial Significativo de Inundação (ARPSI).
“A nossa intenção é diminuir e controlar a possibilidade de cheias através da gestão do aumento do caudal do rio, criando condições para que o escoamento das águas se faça mais rapidamente”, afirmou o autarca.
Vasco Ferraz revelou que o investimento, que deverá iniciar-se no próximo verão, “prevê a alteração do açude para desassorear o rio e a limpeza, e erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas, para regular o caudal do rio”.
“O desassoreamento deste pano de água do açude é necessário para continuarmos a manter condições para que os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima continuem a poder treinar”, destacou.
Vasco Ferraz adiantou que o mesmo projeto contempla “a estabilização da margem do rio, na freguesia de Arcozelo, e o arranjo do areal”, que todos os anos é inundado pelas águas do rio, em períodos de grande pluviosidade.
A mesma intervenção, candidatada ao programa de gestão de rios da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), prevê ainda “a estabilização da ponte velha”.
O rio Lima nasce a 975 metros de altitude, na província de Ourense, na Galiza. Entra no Alto Minho, próximo do Lindoso e de Soajo, e passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, desaguando no oceano Atlântico, em Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.