Logo
Regional

Ponte de Lima: Touro com mais de meia tonelada na “Vaca das Cordas”

6 Junho, 2025 | 10:30
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Associação Amigos da Vaca das Cordas, Ponte de Lima comprou, por cinco mil euros, um touro, com mais de meia tonelada, para cumprir uma tradição secular, na véspera do feriado do Corpo de Deus.

O touro, comprado na ganadaria Santos Silva, em Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, vai chegar a Ponte de Lima no dia 17 para ser colocado nas instalações da Expolima.

No dia 18, será transportado daquele local para a casa do Conde d’ Aurora de onde sairá, pelas 18:00, para as ruas da vila para cumprir uma manifestação que se encontra em fase de classificação como Património Cultural Imaterial.

Em fevereiro último, Instituto do Património Cultural iniciou a consulta pública da classificação, prevendo-se uma decisão no prazo de 120 dias após a conclusão daquela auscultação.

Apesar do nome “Vaca das Cordas”, o protagonista da tradição é um touro, que depois de “corrido” é vendido a um talho de Ponte de Lima para ser vendida a carne.

A manifestação, que se realiza sempre na véspera do feriado do Corpo de Deus, começa às 18:00, quando o animal é conduzido, a partir da Casa Conde d’Aurora, por cerca de dezena e meia de pessoas, preso por duas cordas, até à Igreja Matriz.

Aí é preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, sendo-lhe dado um banho de vinho tinto da região, “lombo abaixo, para refrescar e retemperar forças”, conforme reza o costume local.

Dá depois três voltas à igreja, sempre com percalços e muitos trambolhões à mistura dos populares que ousam enfrentá-lo, após o que é levado para o extenso areal da vila, dando lugar a peripécias, com corridas, sustos, nódoas negras e trambolhões e até pegas de caras amadoras.

Nas ruas do centro histórico irá cumprir-se, madrugada dentro, a confeção dos tapetes floridos, por onde irá passar a procissão do Corpo de Deus.

A mais antiga referência que se conhece da “Vaca das Cordas” remonta a 1646, quando um código de posturas obrigava os moleiros do concelho (ministros de função) a conduzir, presa por cordas, uma vaca brava, sob condenação de 200 reis pagos na cadeia.

Mais tarde, segundo o Código de Posturas de 1720, a pena agravava-se para 480 réis. Diz a lenda que a Igreja Matriz, da primitiva vila, era um templo pagão dedicado a uma deusa, simbolizada por uma vaca.

Posteriormente, este templo foi transformado em igreja pelos cristãos que retiraram do seu nicho a imagem da “deusa vaca” e com ela deram três voltas à igreja, após o que a arrastaram pelas ruas da vila.

Daí virá o costume da “Vaca das Cordas”, um ritual que foi interrompido em 1881 pela vereação, tendo reaparecido por volta de 1922, para não mais deixar de se realizar apesar de nos últimos anos ser contestada por organizações e ativistas defensores dos direitos dos animais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 8 Setembro, 2025

CHYNA atua no Festival Viana Bate Forte no próximo sábado

O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.

Desporto 8 Setembro, 2025

Hóquei em Patins: Juventude Viana reforça equipa para lutar pelo regresso à primeira divisão

A Juventude Viana já está em ação para a próxima temporada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de hóquei em patins, zona norte. O clube, que ambiciona regressar ao principal escalão, prepara-se para disputar um campeonato competitivo e de grande exigência.

Regional 8 Setembro, 2025

Festa da Dança chega ao Centro Cultural de Viana do Castelo a 27 de setembro

A cidade de Viana do Castelo vai acolher, no próximo dia 27 de setembro, uma edição especial da Festa da Dança - Bailes de Maresia, no Centro Cultural, no âmbito da programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.

Regional 8 Setembro, 2025

Salsa Jeans traz a “Magic Van” a Viana do Castelo com prova gratuita de jeans para todas as silhuetas

A marca portuguesa Salsa Jeans vai estar em Viana do Castelo nos próximos dias com a sua carrinha itinerante Magic Van, que oferece uma experiência gratuita e personalizada de prova de jeans. A ação integra a segunda edição deste projeto, que depois de uma estreia em Espanha percorre agora várias cidades do norte de Portugal.

Regional 8 Setembro, 2025

Sons do Minho comemoram 15 anos com concerto especial no Casino da Póvoa de Varzim

O grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, celebra em 2025 os seus 15 anos de carreira com uma digressão nacional que percorre várias regiões do país. A Tour “15 Anos” marca um momento simbólico na história da banda e reúne os maiores êxitos do seu percurso, num espetáculo que alia tradição, irreverência e uma forte ligação ao público.

Regional 8 Setembro, 2025

Viana do Castelo recebe workshop de cerâmica inspirado no oceano

No próximo dia 27 de setembro, Viana do Castelo acolhe um workshop de cerâmica dedicado ao tema do oceano, onde os participantes poderão criar criaturas marinhas em barro, inspiradas na biodiversidade dos mares.

Regional 8 Setembro, 2025

Novo Mercado Municipal de Viana do Castelo começa a ser construído este mês

A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo deverá começar dentro de duas semanas, após o Tribunal de Contas ter dado parecer favorável à empreitada. A confirmação foi anunciada pela Câmara Municipal, que recebeu o visto positivo para o projeto.