O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou o início do processo para a requalificação da residência de estudantes da Escola Superior Agrária (ESA), num investimento superior a 1,5 milhões de euros.
Carlos Rodrigues afirmou que desde a construção, há 27 anos, o edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora não foi alvo de qualquer intervenção, necessitando de “uma ação de renovação profunda, em resultado do desgaste provocado por mais de duas décadas de utilização como residência académica”.
A residência académica, com quatro pisos, foi construída em 1998, no ‘campus’ da ESA, dentro da quinta que a alberga, em Refoios do Lima, Ponte de Lima.
Segundo Carlos Rodrigues, o projeto prevê a renovação dos 141 quartos, casas de banho, sete cozinhas, a cantina, as seis salas de estudo e a lavandaria ‘self-service’, num investimento de 1,526.501,61 euros, mais IVA.
A intervenção pretende “promover a acessibilidade e inclusão na residência, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades físicas, tenham acesso equitativo às instalações e serviços oferecidos”.
Carlos Rodrigues salientou a “preocupação com a sustentabilidade ambiental do projeto, visando reduzir o impacto ambiental da residência por meio de práticas ecológicas, eficiência energética e gestão responsável dos recursos”.
Com mais de 5 800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.