O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou o início do processo para a requalificação da residência de estudantes da Escola Superior Agrária (ESA), num investimento superior a 1,5 milhões de euros.
Carlos Rodrigues afirmou que desde a construção, há 27 anos, o edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora não foi alvo de qualquer intervenção, necessitando de “uma ação de renovação profunda, em resultado do desgaste provocado por mais de duas décadas de utilização como residência académica”.
A residência académica, com quatro pisos, foi construída em 1998, no ‘campus’ da ESA, dentro da quinta que a alberga, em Refoios do Lima, Ponte de Lima.
Segundo Carlos Rodrigues, o projeto prevê a renovação dos 141 quartos, casas de banho, sete cozinhas, a cantina, as seis salas de estudo e a lavandaria ‘self-service’, num investimento de 1,526.501,61 euros, mais IVA.
A intervenção pretende “promover a acessibilidade e inclusão na residência, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades físicas, tenham acesso equitativo às instalações e serviços oferecidos”.
Carlos Rodrigues salientou a “preocupação com a sustentabilidade ambiental do projeto, visando reduzir o impacto ambiental da residência por meio de práticas ecológicas, eficiência energética e gestão responsável dos recursos”.
Com mais de 5 800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.