O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou o início do processo para a requalificação da residência de estudantes da Escola Superior Agrária (ESA), num investimento superior a 1,5 milhões de euros.
Carlos Rodrigues afirmou que desde a construção, há 27 anos, o edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora não foi alvo de qualquer intervenção, necessitando de “uma ação de renovação profunda, em resultado do desgaste provocado por mais de duas décadas de utilização como residência académica”.
A residência académica, com quatro pisos, foi construída em 1998, no ‘campus’ da ESA, dentro da quinta que a alberga, em Refoios do Lima, Ponte de Lima.
Segundo Carlos Rodrigues, o projeto prevê a renovação dos 141 quartos, casas de banho, sete cozinhas, a cantina, as seis salas de estudo e a lavandaria ‘self-service’, num investimento de 1,526.501,61 euros, mais IVA.
A intervenção pretende “promover a acessibilidade e inclusão na residência, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades físicas, tenham acesso equitativo às instalações e serviços oferecidos”.
Carlos Rodrigues salientou a “preocupação com a sustentabilidade ambiental do projeto, visando reduzir o impacto ambiental da residência por meio de práticas ecológicas, eficiência energética e gestão responsável dos recursos”.
Com mais de 5 800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.