O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou o início do processo para a requalificação da residência de estudantes da Escola Superior Agrária (ESA), num investimento superior a 1,5 milhões de euros.
Carlos Rodrigues afirmou que desde a construção, há 27 anos, o edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora não foi alvo de qualquer intervenção, necessitando de “uma ação de renovação profunda, em resultado do desgaste provocado por mais de duas décadas de utilização como residência académica”.
A residência académica, com quatro pisos, foi construída em 1998, no ‘campus’ da ESA, dentro da quinta que a alberga, em Refoios do Lima, Ponte de Lima.
Segundo Carlos Rodrigues, o projeto prevê a renovação dos 141 quartos, casas de banho, sete cozinhas, a cantina, as seis salas de estudo e a lavandaria ‘self-service’, num investimento de 1,526.501,61 euros, mais IVA.
A intervenção pretende “promover a acessibilidade e inclusão na residência, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades físicas, tenham acesso equitativo às instalações e serviços oferecidos”.
Carlos Rodrigues salientou a “preocupação com a sustentabilidade ambiental do projeto, visando reduzir o impacto ambiental da residência por meio de práticas ecológicas, eficiência energética e gestão responsável dos recursos”.
Com mais de 5 800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.