O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou o início do processo para a requalificação da residência de estudantes da Escola Superior Agrária (ESA), num investimento superior a 1,5 milhões de euros.
Carlos Rodrigues afirmou que desde a construção, há 27 anos, o edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora não foi alvo de qualquer intervenção, necessitando de “uma ação de renovação profunda, em resultado do desgaste provocado por mais de duas décadas de utilização como residência académica”.
A residência académica, com quatro pisos, foi construída em 1998, no ‘campus’ da ESA, dentro da quinta que a alberga, em Refoios do Lima, Ponte de Lima.
Segundo Carlos Rodrigues, o projeto prevê a renovação dos 141 quartos, casas de banho, sete cozinhas, a cantina, as seis salas de estudo e a lavandaria ‘self-service’, num investimento de 1,526.501,61 euros, mais IVA.
A intervenção pretende “promover a acessibilidade e inclusão na residência, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades físicas, tenham acesso equitativo às instalações e serviços oferecidos”.
Carlos Rodrigues salientou a “preocupação com a sustentabilidade ambiental do projeto, visando reduzir o impacto ambiental da residência por meio de práticas ecológicas, eficiência energética e gestão responsável dos recursos”.
Com mais de 5 800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.