Logo
Regional

Ponte de Lima recorda Beato Francisco Pacheco

20 Junho, 2023 | 14:52
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Volvidos 397 anos sobre a morte do Beato Francisco Pacheco (1626-2023) o Município de Ponte de Lima, em parceria com a Paróquia de Santa Maria dos Anjos, evoca a vida desta figura de referência na história da missionação religiosa.

Dando seguimento à visita de um grupo de limianos promotores da sua terra a Roma, em outubro de 2021, e na tentativa de abertura do processo de canonização do Beato Francisco Pacheco (1566? – 1626), promove-se a inauguração da exposição bibliográfica na Biblioteca Municipal, esta terça-feira, dia 20 do corrente mês, pelas 17h00, à qual se seguirá a palestra intitulada “O local de nascimento”, a cargo do Arquiteto João Abreu e Lima.

Trata-se de uma homenagem evocativa do Beato Pacheco, no seu dia (20 de junho), que em 1626 foi martirizado em Nagasaki, Japão, queimado a fogo lento.

Com a nomeação do postulador da causa de canonização do Beato, o Padre João Caniço, da paróquia do Lumiar, Lisboa, nomeado pelo Vaticano, decorrerão outras iniciativas de divulgação e promoção do culto ao Beato Francisco Pacheco, por iniciativa desse grupo de Limianos que iniciou o trabalho há ano e meio depois de regressado de Itália e em colaboração com outras entidades como o Município de Ponte de Lima e a paróquia de Santa Maria dos Anjos e seu Pároco, Monsenhor José Caldas.

Outras ações de promoção do culto do Beato estão previstas, dentro e fora do país, mormente com divulgação da sua imagem esculpida em marfinite, desde já para Espanha, França, Holanda e Suécia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Madeira dos passadiços da ecovia do Vez dá nova vida a abrigos para gatos em Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Eurocidade Cerveira-Tomiño recebe 521 mil euros para projeto de inovação e empreendedorismo

Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.

Regional 31 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 2026 com a Free Running da “Ressaca” no Cabedelo

O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.

Regional 31 Dezembro, 2025

Há 4 anos partia Francisco Sampaio, o “Senhor Turismo” do Alto Minho

Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d'Agonia
Regional 31 Dezembro, 2025

Romaria d` Agonia voltou a afirmar Viana do Castelo como capital da tradição em agosto de 2025

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.