Volvidos 397 anos sobre a morte do Beato Francisco Pacheco (1626-2023) o Município de Ponte de Lima, em parceria com a Paróquia de Santa Maria dos Anjos, evoca a vida desta figura de referência na história da missionação religiosa.
Dando seguimento à visita de um grupo de limianos promotores da sua terra a Roma, em outubro de 2021, e na tentativa de abertura do processo de canonização do Beato Francisco Pacheco (1566? – 1626), promove-se a inauguração da exposição bibliográfica na Biblioteca Municipal, esta terça-feira, dia 20 do corrente mês, pelas 17h00, à qual se seguirá a palestra intitulada “O local de nascimento”, a cargo do Arquiteto João Abreu e Lima.
Trata-se de uma homenagem evocativa do Beato Pacheco, no seu dia (20 de junho), que em 1626 foi martirizado em Nagasaki, Japão, queimado a fogo lento.
Com a nomeação do postulador da causa de canonização do Beato, o Padre João Caniço, da paróquia do Lumiar, Lisboa, nomeado pelo Vaticano, decorrerão outras iniciativas de divulgação e promoção do culto ao Beato Francisco Pacheco, por iniciativa desse grupo de Limianos que iniciou o trabalho há ano e meio depois de regressado de Itália e em colaboração com outras entidades como o Município de Ponte de Lima e a paróquia de Santa Maria dos Anjos e seu Pároco, Monsenhor José Caldas.
Outras ações de promoção do culto do Beato estão previstas, dentro e fora do país, mormente com divulgação da sua imagem esculpida em marfinite, desde já para Espanha, França, Holanda e Suécia.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.