Atendendo à importância do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todas as idades, e após a contínua aderência e interesse dos munícipes nestes cursos, dinamizados através do Serviço de Infoliteracia, o Município de Ponte de Lima decidiu dar continuidade a um novo ciclo de sessões de informática direcionadas para a população adulta do concelho, valorizando e reforçando o direito à educação ao longo da vida.
A décima quarta edição do Curso Básico de Internet já se encontra a decorrer durante o presente mês de novembro na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, das 09h30 às 12h30, com a duração total de 24h. A turma é composta por 5 elementos – três do sexo feminino e dois do sexo masculino -, de diferentes faixas etárias.
Esta iniciativa formativa é disponibilizada de forma totalmente gratuita para que haja igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente, da sua situação económica e social.
A frequência destas sessões possibilitará aos formandos adquirirem um conjunto de conhecimentos, competências e aptidões elementares para a utilização do computador e para o acesso à Internet, que consequentemente, lhes permitirá uma maior autonomia infocomunicacional e a sua inclusão na sociedade da informação. Este programa de literacia digital traduz-se, ainda, em aprendizagens construtivas para a valorização da sua qualidade de vida e bem-estar.
O nível básico de Internet engloba os seguintes conteúdos: introdução à informática, sistemas operativos, processamento de texto, pesquisa de informação e transferência de ficheiros da Internet, cibersegurança e abertura de contas de e-mail.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.