Atendendo à importância do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todas as idades, e após a contínua aderência e interesse dos munícipes nestes cursos, dinamizados através do Serviço de Infoliteracia, o Município de Ponte de Lima decidiu dar continuidade a um novo ciclo de sessões de informática direcionadas para a população adulta do concelho, valorizando e reforçando o direito à educação ao longo da vida.
A décima quarta edição do Curso Básico de Internet já se encontra a decorrer durante o presente mês de novembro na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, das 09h30 às 12h30, com a duração total de 24h. A turma é composta por 5 elementos – três do sexo feminino e dois do sexo masculino -, de diferentes faixas etárias.
Esta iniciativa formativa é disponibilizada de forma totalmente gratuita para que haja igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente, da sua situação económica e social.
A frequência destas sessões possibilitará aos formandos adquirirem um conjunto de conhecimentos, competências e aptidões elementares para a utilização do computador e para o acesso à Internet, que consequentemente, lhes permitirá uma maior autonomia infocomunicacional e a sua inclusão na sociedade da informação. Este programa de literacia digital traduz-se, ainda, em aprendizagens construtivas para a valorização da sua qualidade de vida e bem-estar.
O nível básico de Internet engloba os seguintes conteúdos: introdução à informática, sistemas operativos, processamento de texto, pesquisa de informação e transferência de ficheiros da Internet, cibersegurança e abertura de contas de e-mail.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.