Atendendo à importância do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todas as idades, e após a contínua aderência e interesse dos munícipes nestes cursos, dinamizados através do Serviço de Infoliteracia, o Município de Ponte de Lima decidiu dar continuidade a um novo ciclo de sessões de informática direcionadas para a população adulta do concelho, valorizando e reforçando o direito à educação ao longo da vida.
A décima quarta edição do Curso Básico de Internet já se encontra a decorrer durante o presente mês de novembro na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, das 09h30 às 12h30, com a duração total de 24h. A turma é composta por 5 elementos – três do sexo feminino e dois do sexo masculino -, de diferentes faixas etárias.
Esta iniciativa formativa é disponibilizada de forma totalmente gratuita para que haja igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente, da sua situação económica e social.
A frequência destas sessões possibilitará aos formandos adquirirem um conjunto de conhecimentos, competências e aptidões elementares para a utilização do computador e para o acesso à Internet, que consequentemente, lhes permitirá uma maior autonomia infocomunicacional e a sua inclusão na sociedade da informação. Este programa de literacia digital traduz-se, ainda, em aprendizagens construtivas para a valorização da sua qualidade de vida e bem-estar.
O nível básico de Internet engloba os seguintes conteúdos: introdução à informática, sistemas operativos, processamento de texto, pesquisa de informação e transferência de ficheiros da Internet, cibersegurança e abertura de contas de e-mail.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.