O Município de Ponte de Lima aderiu ao processo de certificação como destino turístico sustentável da Green Destinations, entidade acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC). Segundo a autarquia, este é o "primeiro passo" rumo à sustentabilidade turística.
“Este compromisso assinala o começo de uma nova fase turística para a Vila de Ponte de Lima, que pretende continuar a primar pela sua excelência na oferta de experiências turísticas diferenciadoras, mas com o compromisso afincado e interiorizado de preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento local e proporcionar aos visitantes uma experiência autêntica e responsável”, realçou a Câmara de Ponte de Lima em nota.
“Pretende-se adotar práticas turísticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos até a promoção de transportes ecológicos e outras práticas importantes que vão de encontro à preservação e valorização de todo o património de Ponte de Lima”, completou.
A Certificação da Green Destinations consiste em otimizar a gestão interna e do turismo, comprometendo-se a adotar práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo a conservação da natureza e a utilização responsável dos recursos.
Esta certificação destaca a colaboração estreita com as comunidades locais, garantindo que o turismo beneficie positivamente os residentes e contribua para o desenvolvimento socioeconómico.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.