O Município de Ponte de Lima vai promover no dia 27 de abril a palestra "Celebrar abril 50 anos depois- da fotografia à literatura". A conversa decorrerá no auditório dos Paços do Concelho, das 9h30 às 12h30 e contará com a presença de Luísa Magalhães e Cândido Oliveira Martins, docentes na Universidade Católica Portuguesa nas áreas da comunicação e cultura.
A inciativa pretende celebrar os 50 anos do 25 de abril. “Impõe-se, assim, a celebração condigna de um acontecimento marcante do Portugal contemporâneo, enquanto estado de direito democrático”, explicou a autarquia em nota.
“Neste espírito, é muito oportuno refletir sobre o modo como a revolução de 1974 foi transmitida através da fotografia e do jornalismo, dando-nos a conhecer a esperada revolução; e, ao mesmo tempo, refletir também sobre a literatura que se publicou logo após-abril, celebrando a profunda mudança política, social e cultural de um país sem censura e em liberdade”, completou.
A ação é dirigida a todos os interessados na temática, reunindo, de acordo com o Município, condições para ser acreditada como ação de formação de curta duração para docentes.
A entrada é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória aqui.
Cândido Oliveira Martins é professor associado da Universidade Católica Portuguesa (Braga), na área dos Estudos Literários e da Cultura. É ainda investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH).
Luísa Magalhães é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde foi docente na área científica das Ciências da Comunicação, entre 1993 e 2006. Exerce atualmente funções docentes na Universidade Católica Portuguesa, onde chegou em 2007, lecionando na licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.
Na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento de Trânsito, identificou um homem de 50 anos por falsificação de matrícula, no concelho de Viana do Castelo.
As Comédias do Minho apresentam, este sábado, dia 23, às 11 horas, no Cineteatro, em Vila Nova de Cerveira, a sessão "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.
O último sábado do mês de novembro faz parte do calendário dos atletas populares de ambos os lados do Minho. Celebra-se o Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui.
O Vale do Lima será "Região Europeia da Gastronomia e Vinho" em 2025. Na sequência de uma candidatura conjunta dos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo apresentada junto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Vale do Lima foi distinguido, em reunião da Assembleia Geral da AMPV, com o título de “Região Europeia de Gastronomia e Vinhos 2025”.
As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.
É já esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de novembro, que o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o VIII Festival de Dança de Viana do Castelo, evento que inclui uma gala que contará com a presença de cerca de 400 alunos de escolas do concelho e que integra ainda duas masterclasses.