O Município de Ponte de Lima vai promover no dia 27 de abril a palestra "Celebrar abril 50 anos depois- da fotografia à literatura". A conversa decorrerá no auditório dos Paços do Concelho, das 9h30 às 12h30 e contará com a presença de Luísa Magalhães e Cândido Oliveira Martins, docentes na Universidade Católica Portuguesa nas áreas da comunicação e cultura.
A inciativa pretende celebrar os 50 anos do 25 de abril. “Impõe-se, assim, a celebração condigna de um acontecimento marcante do Portugal contemporâneo, enquanto estado de direito democrático”, explicou a autarquia em nota.
“Neste espírito, é muito oportuno refletir sobre o modo como a revolução de 1974 foi transmitida através da fotografia e do jornalismo, dando-nos a conhecer a esperada revolução; e, ao mesmo tempo, refletir também sobre a literatura que se publicou logo após-abril, celebrando a profunda mudança política, social e cultural de um país sem censura e em liberdade”, completou.
A ação é dirigida a todos os interessados na temática, reunindo, de acordo com o Município, condições para ser acreditada como ação de formação de curta duração para docentes.
A entrada é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória aqui.
Cândido Oliveira Martins é professor associado da Universidade Católica Portuguesa (Braga), na área dos Estudos Literários e da Cultura. É ainda investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH).
Luísa Magalhães é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde foi docente na área científica das Ciências da Comunicação, entre 1993 e 2006. Exerce atualmente funções docentes na Universidade Católica Portuguesa, onde chegou em 2007, lecionando na licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.
![]()
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.