O Município de Ponte de Lima vai promover no dia 27 de abril a palestra "Celebrar abril 50 anos depois- da fotografia à literatura". A conversa decorrerá no auditório dos Paços do Concelho, das 9h30 às 12h30 e contará com a presença de Luísa Magalhães e Cândido Oliveira Martins, docentes na Universidade Católica Portuguesa nas áreas da comunicação e cultura.
A inciativa pretende celebrar os 50 anos do 25 de abril. “Impõe-se, assim, a celebração condigna de um acontecimento marcante do Portugal contemporâneo, enquanto estado de direito democrático”, explicou a autarquia em nota.
“Neste espírito, é muito oportuno refletir sobre o modo como a revolução de 1974 foi transmitida através da fotografia e do jornalismo, dando-nos a conhecer a esperada revolução; e, ao mesmo tempo, refletir também sobre a literatura que se publicou logo após-abril, celebrando a profunda mudança política, social e cultural de um país sem censura e em liberdade”, completou.
A ação é dirigida a todos os interessados na temática, reunindo, de acordo com o Município, condições para ser acreditada como ação de formação de curta duração para docentes.
A entrada é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória aqui.
Cândido Oliveira Martins é professor associado da Universidade Católica Portuguesa (Braga), na área dos Estudos Literários e da Cultura. É ainda investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH).
Luísa Magalhães é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde foi docente na área científica das Ciências da Comunicação, entre 1993 e 2006. Exerce atualmente funções docentes na Universidade Católica Portuguesa, onde chegou em 2007, lecionando na licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.
![]()
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026. Uma eventual segunda volta, se necessária, decorrerá três semanas depois, a 8 de fevereiro.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.
O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo reuniu-se na Pousada da Juventude, com associações juvenis, juventudes partidárias e jovens interessados em participar ativamente na vida cívica da cidade.
Ponte de Lima prepara-se para receber, no próximo dia 22 de novembro, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas, que terá lugar às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima. O evento, integrado no programa “Verde Noivos”, pretende valorizar as tradições e a cultura da vinha e do vinho, elementos históricos do concelho.
O SC Vianense defronta este domingo, 2 de novembro, o Vilaverdense FC, em partida referente à 8.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. O encontro está agendado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Valença assinalou o Dia Internacional da Terceira Idade, a 28 de outubro, com sessões de Terapia do Riso dirigidas à população sénior institucionalizada do concelho.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense somou, este sábado, a quinta vitória consecutiva, ao bater o Famalicense AC por expressivos 7-2, no Pavilhão José Natário, perante um público entusiasta que voltou a empurrar a equipa para mais um triunfo convincente.