Logo
Regional

Ponte de Lima quer implementar, até ao final do ano, 14 ecolugares

7 Dezembro, 2023 | 9:35
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Ponte de Lima vai receber 14 Ecolugares no âmbito de uma iniciativa da Resulima cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

A Resulima, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, aposta nos Ecolugares “para serem mais um complemento às atuais soluções de recolha seletiva disponibilizada na sua área geográfica de atuação cujo objetivo é o aumento da reciclagem”, explicou o Município, numa nota.

O Ecolugar é um ponto intermédio de recolha, entre o ecoponto e o ecocentro, destinado a recolher volumes maiores de resíduos valorizáveis, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens. Este tipo de equipamento permite uma maior facilidade de deposição, nomeadamente no que diz respeito ao cartão e às embalagens, dada a maior dimensão dos locais de abertura dos contentores.

“A escolha das Juntas de Freguesia como parceiros deste projeto é fundamental, dada a maior proximidade com as populações. Este projeto implica a celebração de protocolos, que estabelece as obrigações de ambas as partes, nomeadamente à Resulima compete a construção das plataformas para a instalação dos equipamentos, a aquisição, instalação, conservação e manutenção dos mesmos e a recolha dos resíduos de embalagem”, lê-se. Por sua vez, as juntas de Freguesia “disponibilizam o espaço público para implementação do Ecolugar, a promoção do espaço, a gestão do Ecolugar e garantem ainda a conservação e manutenção do respetivo espaço”, continua.

Em Ponte de Lima já se encontram instalados cinco Ecolugares e prevê-se que até ao final do ano entrem em funcionamento 14 Ecolugares no total, aumentando-se desta forma a capacidade de deposição seletiva existente no concelho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.