Ponte de Lima vai receber 14 Ecolugares no âmbito de uma iniciativa da Resulima cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).
A Resulima, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, aposta nos Ecolugares “para serem mais um complemento às atuais soluções de recolha seletiva disponibilizada na sua área geográfica de atuação cujo objetivo é o aumento da reciclagem”, explicou o Município, numa nota.
O Ecolugar é um ponto intermédio de recolha, entre o ecoponto e o ecocentro, destinado a recolher volumes maiores de resíduos valorizáveis, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens. Este tipo de equipamento permite uma maior facilidade de deposição, nomeadamente no que diz respeito ao cartão e às embalagens, dada a maior dimensão dos locais de abertura dos contentores.
“A escolha das Juntas de Freguesia como parceiros deste projeto é fundamental, dada a maior proximidade com as populações. Este projeto implica a celebração de protocolos, que estabelece as obrigações de ambas as partes, nomeadamente à Resulima compete a construção das plataformas para a instalação dos equipamentos, a aquisição, instalação, conservação e manutenção dos mesmos e a recolha dos resíduos de embalagem”, lê-se. Por sua vez, as juntas de Freguesia “disponibilizam o espaço público para implementação do Ecolugar, a promoção do espaço, a gestão do Ecolugar e garantem ainda a conservação e manutenção do respetivo espaço”, continua.
Em Ponte de Lima já se encontram instalados cinco Ecolugares e prevê-se que até ao final do ano entrem em funcionamento 14 Ecolugares no total, aumentando-se desta forma a capacidade de deposição seletiva existente no concelho.
O ator Ruy de Carvalho vai abrir o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre de 15 a 22 de novembro no Teatro Municipal Sá de Miranda, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, uma viagem pelos mais de 80 anos da sua carreira.
O Clube de Golfe de Viana do Castelo (CGVC) marcou, uma vez mais, presença no prestigiado “23ème Coupe de Golf Portugal”, que decorreu no campo Palm Golf Casablanca, em Marrocos.
O padre Christopher Sousa, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo e artista plástico, será o orador da tertúlia «Arte, cultura e espiritualidade», no próximo dia 22 de outubro, às 18h30, na Escola Superior de Educação do IPVC. O evento, promovido pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, é aberto a toda a comunidade e tem entrada livre.
Seis anos após a sua partida, a Juventude Viana recorda com emoção e gratidão José Enes Gonçalves Natário, carinhosamente conhecido por Zé Natário — figura maior da história do clube vianense.
O regresso dos ralis a Viana do Castelo ficou marcado este fim de semana pela estreia absoluta de Duarte Rodrigues na modalidade, durante o Viana do Castelo Rally 2025. O jovem piloto vianense competiu ao volante de um Citroen Saxo, acompanhado pela navegadora Inês Veiga.
No âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas de Viana do Castelo, decorreu recentemente, no Monumento Natural Local das Falhas das Ínsuas do Lima, uma ação de controlo da Cortaderia selloana — mais conhecida como erva-das-pampas.
O navio patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa, esteve esta segunda-feira no centro de um incidente no porto de Ponta Delgada, nos Açores, ao registar-se o disparo acidental de uma munição inerte durante verificações técnicas.