O Município de Ponte de Lima e o colecionador Ivo Rua vão promover a exposição “O Lenço no Traje”, de 26 de agosto a 15 de setembro de 2023 no Centro de Interpretação do Território.
Trata-se de uma exposição que aglutinará um conjunto de peças antigas, raras e originais, desde lenços a trajes tradicionais do Alto Minho, pertencentes ao espólio particular de Ivo Rua, um jovem colecionador que desde os 15 anos se dedica à preservação e salvaguarda deste tipo de bens culturais que enriquecem o património etnográfico.
Uma exposição a não perder que contém uma diversidade de peças que se constituem como uma excelente oportunidade para apreciar e descobrir a singularidade dos lenços e dos trajes, numa viagem etnográfica que se apresentará como uma novidade para muitos e uma grata recordação para outros.
Um manancial de cultura, de arte popular e de legados de artesanato e folclore reunidos no Centro de Interpretação do Território que relembram que este território é etnograficamente expressivo, com fortes tradições implementadas, que convida a celebrar um património genuíno e identitário desta região.
A inauguração da exposição está marcada para o dia 26 de agosto.

O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.