Os 500 anos do nascimento de Luís de Camões serão celebrados em Ponte de Lima com uma exposição dedicada ao legado atemporal de “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que narra os feitos heroicos da História de Portugal, revisitando épocas ilustres que nos transporta numa viagem coletiva de reencontro com um passado glorioso para inspirar um tempo futuro.
Através de uma mostra documental apresenta-se uma diversidade de obras d’ Os Lusíadas, pertencentes às coleções particulares de Victor Castilho e de João Carlos Velho, e também as que se encontram agregadas ao fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal.
Expõe-se um conjunto de livros de rara beleza que vão surpreender todos os visitantes e curiosos, de 23 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, na Biblioteca Municipal.
A esta mostra junta-se um conjunto de painéis informativos que revelam a vida e obra do poeta, destacando o poema épico que espelha o conhecimento e a visão do mundo de Camões, numa celebração à pátria e ao império, na época dos Descobrimento, repleta de simbolismo e de um claro orgulho patriótico, cuja narrativa exalta os vários desafios superados pelo Herói – o povo português – com coragem e dedicação inabaláveis, mesmo contra todas as adversidades. Ao longo de aventuras fantásticas com sereias, ninfas, deuses, reis e gigantes, é testada a valentia de um povo por mares nunca dantes navegados.
Aproveite a oportunidade e venha conhecer esta exposição que dá primazia a uma obra repleta de histórias míticas que, verso a verso, canto a canto, fazem dela uma obra única, convertida em poema nacional e profético do destino de um povo.

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.