Os 500 anos do nascimento de Luís de Camões serão celebrados em Ponte de Lima com uma exposição dedicada ao legado atemporal de “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que narra os feitos heroicos da História de Portugal, revisitando épocas ilustres que nos transporta numa viagem coletiva de reencontro com um passado glorioso para inspirar um tempo futuro.
Através de uma mostra documental apresenta-se uma diversidade de obras d’ Os Lusíadas, pertencentes às coleções particulares de Victor Castilho e de João Carlos Velho, e também as que se encontram agregadas ao fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal.
Expõe-se um conjunto de livros de rara beleza que vão surpreender todos os visitantes e curiosos, de 23 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, na Biblioteca Municipal.
A esta mostra junta-se um conjunto de painéis informativos que revelam a vida e obra do poeta, destacando o poema épico que espelha o conhecimento e a visão do mundo de Camões, numa celebração à pátria e ao império, na época dos Descobrimento, repleta de simbolismo e de um claro orgulho patriótico, cuja narrativa exalta os vários desafios superados pelo Herói – o povo português – com coragem e dedicação inabaláveis, mesmo contra todas as adversidades. Ao longo de aventuras fantásticas com sereias, ninfas, deuses, reis e gigantes, é testada a valentia de um povo por mares nunca dantes navegados.
Aproveite a oportunidade e venha conhecer esta exposição que dá primazia a uma obra repleta de histórias míticas que, verso a verso, canto a canto, fazem dela uma obra única, convertida em poema nacional e profético do destino de um povo.

A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).