Os 500 anos do nascimento de Luís de Camões serão celebrados em Ponte de Lima com uma exposição dedicada ao legado atemporal de “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que narra os feitos heroicos da História de Portugal, revisitando épocas ilustres que nos transporta numa viagem coletiva de reencontro com um passado glorioso para inspirar um tempo futuro.
Através de uma mostra documental apresenta-se uma diversidade de obras d’ Os Lusíadas, pertencentes às coleções particulares de Victor Castilho e de João Carlos Velho, e também as que se encontram agregadas ao fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal.
Expõe-se um conjunto de livros de rara beleza que vão surpreender todos os visitantes e curiosos, de 23 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, na Biblioteca Municipal.
A esta mostra junta-se um conjunto de painéis informativos que revelam a vida e obra do poeta, destacando o poema épico que espelha o conhecimento e a visão do mundo de Camões, numa celebração à pátria e ao império, na época dos Descobrimento, repleta de simbolismo e de um claro orgulho patriótico, cuja narrativa exalta os vários desafios superados pelo Herói – o povo português – com coragem e dedicação inabaláveis, mesmo contra todas as adversidades. Ao longo de aventuras fantásticas com sereias, ninfas, deuses, reis e gigantes, é testada a valentia de um povo por mares nunca dantes navegados.
Aproveite a oportunidade e venha conhecer esta exposição que dá primazia a uma obra repleta de histórias míticas que, verso a verso, canto a canto, fazem dela uma obra única, convertida em poema nacional e profético do destino de um povo.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.