Os 500 anos do nascimento de Luís de Camões serão celebrados em Ponte de Lima com uma exposição dedicada ao legado atemporal de “Os Lusíadas”, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que narra os feitos heroicos da História de Portugal, revisitando épocas ilustres que nos transporta numa viagem coletiva de reencontro com um passado glorioso para inspirar um tempo futuro.
Através de uma mostra documental apresenta-se uma diversidade de obras d’ Os Lusíadas, pertencentes às coleções particulares de Victor Castilho e de João Carlos Velho, e também as que se encontram agregadas ao fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal.
Expõe-se um conjunto de livros de rara beleza que vão surpreender todos os visitantes e curiosos, de 23 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, na Biblioteca Municipal.
A esta mostra junta-se um conjunto de painéis informativos que revelam a vida e obra do poeta, destacando o poema épico que espelha o conhecimento e a visão do mundo de Camões, numa celebração à pátria e ao império, na época dos Descobrimento, repleta de simbolismo e de um claro orgulho patriótico, cuja narrativa exalta os vários desafios superados pelo Herói – o povo português – com coragem e dedicação inabaláveis, mesmo contra todas as adversidades. Ao longo de aventuras fantásticas com sereias, ninfas, deuses, reis e gigantes, é testada a valentia de um povo por mares nunca dantes navegados.
Aproveite a oportunidade e venha conhecer esta exposição que dá primazia a uma obra repleta de histórias míticas que, verso a verso, canto a canto, fazem dela uma obra única, convertida em poema nacional e profético do destino de um povo.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.