O Município de Ponte de Lima continua a apostar em programas lúdico-culturais para realizar em família através de sessões que decorrerão na Biblioteca Municipal, no último sábado de cada mês.
Considerando a importância vital da promoção do livro e da leitura como um dos vetores fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento, da educação, da cultura e da evolução, promovem-se ações baseadas em leituras encenadas alavancadas na literatura infantil que vão propiciar novas e felizes experiências em família que permanecerão na memória para sempre.
Este tipo de sessões, agregadas ao projeto da Bebéteca, procuram motivar, desde cedo, as crianças para o mundo do livro e da leitura, e envolver as famílias através da leitura e da partilha de histórias em voz alta.
A próxima sessão com histórias decorrerá no dia 28 de outubro de 2023 e contará com uma sessão de leitura encenada do conto “A Bruxa que roubou a Lua”, seguida de um momento musical. A iniciativa é gratuita, mas requer inscrição, pois a lotação é limitada e destina-se a famílias com bebés e crianças até aos 6 anos de idade.
Para mais informações contacte a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima através do correio eletrónico ( biblioteca@cm-pontedelima.pt ) e do telefone (258900411).

Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.