O Município de Ponte de Lima vai promover um ciclo de workshops de Parentalidade composto por 5 sessões. A Parentalidade Consciente, o Coaching, a Programação Não Linguística ou a Comunicação Não Violenta servirão de base a algumas das práticas propostas.
Os workshops de Parentalidade realizam-se aos sábados à tarde, para todos os adultos interessados em refletir sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado na construção de relações parentais e humanas com maior conexão e autenticidade, tendo em atenção as necessidades emocionais e os limites de cada um.
Este ciclo de workshops intitulado “A Tua Casa és Tu: o contributo do autoconhecimento para uma parentalidade mais consciente e inclusiva” será orientado por Augusta Dantas, na Biblioteca Municipal, das 14h30 às 16h30, onde a primeira sessão decorrerá no dia 23 de setembro de 2023.
Os workshops serão espaços de encontro e partilha e permitirão criar momentos de debate, reflexão e enriquecimento do conhecimento.

Através da reflexão sobre a escala de valores dos participantes, a pertinência da definição de intenções ou sugestões de práticas familiares mais conscientes pretende-se incentivar à construção de um guia de ação para um canal de comunicação mais tolerante e empático.
A Parentalidade Consciente, o Coaching, a Programação Não Linguística ou a Comunicação Não Violenta servirão de base a algumas das práticas propostas, esperando que o caráter oficinal destas partilhas promova discussão, (des)aprendizagem e transformação.
Tal como nós, adultos, também as crianças precisam sentir que têm oportunidade de viver numa realidade onde as suas necessidades emocionais sejam reconhecidas e as suas qualidades singulares promovidas. Em vez de acreditarmos que fazemos parte do problema, convidamos todos os interessados a vir descobrir como podemos fazer parte da solução. Fazer parte significa incluir, participar. Faça a sua parte, participe e inscreva-se.
Todas as sessões, de entrada livre, contam com a participação máxima de 20 participantes e mediante inscrição prévia, através do telefone–258900411, via correio eletrónico-biblioteca@cm-pontedelima.pt , ou presencialmente no Balcão de Atendimento da Biblioteca Municipal.
Haverá certificado de participação para todos os interessados.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.