O Município de Ponte de Lima vai promover um ciclo de workshops de Parentalidade composto por 5 sessões. A Parentalidade Consciente, o Coaching, a Programação Não Linguística ou a Comunicação Não Violenta servirão de base a algumas das práticas propostas.
Os workshops de Parentalidade realizam-se aos sábados à tarde, para todos os adultos interessados em refletir sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado na construção de relações parentais e humanas com maior conexão e autenticidade, tendo em atenção as necessidades emocionais e os limites de cada um.
Este ciclo de workshops intitulado “A Tua Casa és Tu: o contributo do autoconhecimento para uma parentalidade mais consciente e inclusiva” será orientado por Augusta Dantas, na Biblioteca Municipal, das 14h30 às 16h30, onde a primeira sessão decorrerá no dia 23 de setembro de 2023.
Os workshops serão espaços de encontro e partilha e permitirão criar momentos de debate, reflexão e enriquecimento do conhecimento.

Através da reflexão sobre a escala de valores dos participantes, a pertinência da definição de intenções ou sugestões de práticas familiares mais conscientes pretende-se incentivar à construção de um guia de ação para um canal de comunicação mais tolerante e empático.
A Parentalidade Consciente, o Coaching, a Programação Não Linguística ou a Comunicação Não Violenta servirão de base a algumas das práticas propostas, esperando que o caráter oficinal destas partilhas promova discussão, (des)aprendizagem e transformação.
Tal como nós, adultos, também as crianças precisam sentir que têm oportunidade de viver numa realidade onde as suas necessidades emocionais sejam reconhecidas e as suas qualidades singulares promovidas. Em vez de acreditarmos que fazemos parte do problema, convidamos todos os interessados a vir descobrir como podemos fazer parte da solução. Fazer parte significa incluir, participar. Faça a sua parte, participe e inscreva-se.
Todas as sessões, de entrada livre, contam com a participação máxima de 20 participantes e mediante inscrição prévia, através do telefone–258900411, via correio eletrónico-biblioteca@cm-pontedelima.pt , ou presencialmente no Balcão de Atendimento da Biblioteca Municipal.
Haverá certificado de participação para todos os interessados.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.