Em novembro, o Município de Ponte de Lima, através do Teatro Diogo Bernardes, apresenta um conjunto de espetáculos, dos quais merecem especial destaque as coproduções “Diário de uma República II” e “Província”, sendo este último mais uma Estreia Absoluta, na área do Teatro e “Being a body, having a body - thematic touch”, na área da Dança.
Na área do Teatro, destaque para a coprodução “Diário de uma República II”, pela Amarelo Silvestre, no dia 03 de novembro, pelas 21.30 horas, que apresentam a segunda edição de um projeto de Teatro e Fotografia sobre as pessoas e os territórios da República entre 2020 – 2030.
Estreou a 10 de junho de 2023, em Loulé, numa coprodução Cineteatro Louletano, TNMDII, Teatro São Luiz, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, Teatro Diogo Bernardes e Município de Seia.
No dia 10 de novembro, pelas 21.30 horas, Elmano Sancho apresenta “José o Pai”, o último capítulo (depois de Maria, a Mãe e de Jesus, o Filho) da trilogia “A Sagrada Família”, projeto de longo curso de Elmano Sancho. No dia 24 de novembro, pelas 21.30 horas, em Estreia Absoluta no Teatro Diogo Bernardes, a coprodução “Província”, pela Momento – Artistas Independentes, numa homenagem às mulheres do Minho. Espetáculo realizado no palco, com a “plateia” em “arena”, com lotação limitada a 80 pessoas. Uma coprodução do Teatro Diogo Bernardes, Teatro Narciso Ferreira, Centro Cultural de Paredes de Coura e Cineteatro João Verde/Monção.
Por fim, no dia 30 de novembro, pelas 21.30 horas, a Companhia de Teatro de Braga apresenta “O Estrangeiro”, de Alberto Camus. Na área da dança destaque para a coprodução “Being a body, having a body – thematic touch”, pela Companhia de Dança ITZ-INTRANZYT Cia®, no dia 17 de novembro, pelas 15.00 horas, com uma sessão exclusiva para público escolar e, dia 18 de novembro, pelas 21.30 horas, uma sessão para público em geral. Este espetáculo é o resultado de um trabalho de criação entre a cooperativa Maura Morales e a Intranzyt Cia®, numa coprodução do Teatro Diogo Bernardes, Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Vila Real e Teatro Municipal de Ourém.
Na área da música realizam-se os espetáculos, no dia 04 de novembro, pelas 21.30 horas, de Válter Lobo, que em Ponte de Lima contará com a participação da sua banda e percorrerá os temas que fazem parte dos discos “Mediterrâneo” e “Primeira Parte de Um Assalto”; “Há…Jazz no TDB”, pela Escola de Jazz do Porto, no dia 08 de outubro, pelas 21.30 horas, com um Tributo ao compositor Walter Donaldson (1893-1947); e no dia 11 de novembro, pelas 21.30 horas, Buba Espinho (espetáculo já lotado), num espetáculo que cruza géneros musicais e viaja do Cante ao Fado com a mesma mestria com que domina a música pop nacional e as sonoridades mais urbanas e atuais.
Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.