Em novembro, o Município de Ponte de Lima, através do Teatro Diogo Bernardes, apresenta um conjunto de espetáculos, dos quais merecem especial destaque as coproduções “Diário de uma República II” e “Província”, sendo este último mais uma Estreia Absoluta, na área do Teatro e “Being a body, having a body - thematic touch”, na área da Dança.
Na área do Teatro, destaque para a coprodução “Diário de uma República II”, pela Amarelo Silvestre, no dia 03 de novembro, pelas 21.30 horas, que apresentam a segunda edição de um projeto de Teatro e Fotografia sobre as pessoas e os territórios da República entre 2020 – 2030.
Estreou a 10 de junho de 2023, em Loulé, numa coprodução Cineteatro Louletano, TNMDII, Teatro São Luiz, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, Teatro Diogo Bernardes e Município de Seia.
No dia 10 de novembro, pelas 21.30 horas, Elmano Sancho apresenta “José o Pai”, o último capítulo (depois de Maria, a Mãe e de Jesus, o Filho) da trilogia “A Sagrada Família”, projeto de longo curso de Elmano Sancho. No dia 24 de novembro, pelas 21.30 horas, em Estreia Absoluta no Teatro Diogo Bernardes, a coprodução “Província”, pela Momento – Artistas Independentes, numa homenagem às mulheres do Minho. Espetáculo realizado no palco, com a “plateia” em “arena”, com lotação limitada a 80 pessoas. Uma coprodução do Teatro Diogo Bernardes, Teatro Narciso Ferreira, Centro Cultural de Paredes de Coura e Cineteatro João Verde/Monção.
Por fim, no dia 30 de novembro, pelas 21.30 horas, a Companhia de Teatro de Braga apresenta “O Estrangeiro”, de Alberto Camus. Na área da dança destaque para a coprodução “Being a body, having a body – thematic touch”, pela Companhia de Dança ITZ-INTRANZYT Cia®, no dia 17 de novembro, pelas 15.00 horas, com uma sessão exclusiva para público escolar e, dia 18 de novembro, pelas 21.30 horas, uma sessão para público em geral. Este espetáculo é o resultado de um trabalho de criação entre a cooperativa Maura Morales e a Intranzyt Cia®, numa coprodução do Teatro Diogo Bernardes, Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Vila Real e Teatro Municipal de Ourém.
Na área da música realizam-se os espetáculos, no dia 04 de novembro, pelas 21.30 horas, de Válter Lobo, que em Ponte de Lima contará com a participação da sua banda e percorrerá os temas que fazem parte dos discos “Mediterrâneo” e “Primeira Parte de Um Assalto”; “Há…Jazz no TDB”, pela Escola de Jazz do Porto, no dia 08 de outubro, pelas 21.30 horas, com um Tributo ao compositor Walter Donaldson (1893-1947); e no dia 11 de novembro, pelas 21.30 horas, Buba Espinho (espetáculo já lotado), num espetáculo que cruza géneros musicais e viaja do Cante ao Fado com a mesma mestria com que domina a música pop nacional e as sonoridades mais urbanas e atuais.
Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.