A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 21 anos, suspeito de ser autor de quatro crimes de roubo agravado, um crime de sequestro agravado, um crime de ofensa à integridade física simples, três crimes de ameaça agravada e um crime de abuso de cartão, na forma tentada, ocorridos na passada sexta-feira, em Ponte de Lima.
O suspeito dirigiu-se a uma escola secundária no centro da vila, abordando de forma sucessiva e sob ameaça, diversos estudantes com idades entre os 14 e os 16 anos, fazendo uso de violência e de superioridade física sobre estes, vindo a agredir um deles e a subtrair-lhe diversos bens, entre os quais dinheiro e cartão bancário, altura em que sequestrou outra das vítimas, com a qual veio a circular na sua viatura, com o objetivo de efetuar levantamentos bancários.
Após estas abordagens, o suspeito ainda se dirigiu a outros menores. No total o homem abordou e subtraiu bens e dinheiro a seis estudantes.
Após estes factos o homem colocou-se em fuga, vindo a sofrer um acidente de viação, altura em que acabou por ser intercetado pela Guarda Nacional Republicana, que já se encontrando informada sobre as ocorrências, as veio a comunicar a esta Polícia.
Cumpridas diversas diligências e angariados elementos de prova, o suspeito, residente em Valença, e com antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, foi detido, para apresentação às autoridades competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação, tendo-lhe sido decretada prisão preventiva.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.