A partir desta terça-feira, 9 de abril, Ponte de Lima será o epicentro de uma celebração internacional do xadrez, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento prolonga-se ao longo de uma semana.
Com jogadores de 17 países diferentes, incluindo 20 titulados internacionais, “este evento promete ser uma verdadeira festa para os amantes do xadrez e aqueles que desejam explorar o fascinante mundo deste jogo milenar”, explicou a autarquia em nota.
Além da competição de alto nível, o festival também irá oferecer atividades educativas e de promoção do xadrez, incluindo sessões nas escolas locais e atividades em espaços públicos. “Esta iniciativa é uma oportunidade de aprender mais sobre este jogo desafiador, independentemente da idade ou experiência”, lê-se.
O torneiro principal terá nove rondas em ritmo clássico – cerca de quatro horas por jogo, e um torneio rápido no domingo, dia 14.
O evento tem entrada gratuita.
![]()
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.