A partir desta terça-feira, 9 de abril, Ponte de Lima será o epicentro de uma celebração internacional do xadrez, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento prolonga-se ao longo de uma semana.
Com jogadores de 17 países diferentes, incluindo 20 titulados internacionais, “este evento promete ser uma verdadeira festa para os amantes do xadrez e aqueles que desejam explorar o fascinante mundo deste jogo milenar”, explicou a autarquia em nota.
Além da competição de alto nível, o festival também irá oferecer atividades educativas e de promoção do xadrez, incluindo sessões nas escolas locais e atividades em espaços públicos. “Esta iniciativa é uma oportunidade de aprender mais sobre este jogo desafiador, independentemente da idade ou experiência”, lê-se.
O torneiro principal terá nove rondas em ritmo clássico – cerca de quatro horas por jogo, e um torneio rápido no domingo, dia 14.
O evento tem entrada gratuita.
A economia azul e a cooperação institucional marcaram a sessão de abertura do colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, que decorre esta sexta-feira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai avançar com uma plataforma digital de gestão urbanística nos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, financiada com cerca de 1,5 milhões de euros.
Cerveira acolhe, este sábado, 'Aporia', um espetáculo de magia verdadeiramente único com Rúben Félix a desafiar a perceção existente da realidade. Trata-se do segundo evento integrado na intensa e diversificada programação cultural prevista para os próximos meses na 'Vila das Artes'.
Mais de 314 mil eleitores dos 333.347 inscritos para o voto antecipado exerceram o seu direito no domingo passado, correspondendo a uma afluência de 94,45%, segundo o balanço da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna
No dia 17 de maio, pelas 21h30, o Auditório Municipal será palco de um espetáculo único com o pianista e cantautor de Barcelona, Antoni Flotats, que apresenta o seu mais recente projeto: Els Imprevisibles.
Moçambique enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, provocada por uma combinação devastadora de violência armada, pobreza estrutural, desastres naturais extremos e emergências de saúde pública. Esta policrise está a afetar gravemente as crianças: estima-se que 4,8 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária, incluindo 3,4 milhões de crianças.
A celebração dos 39 anos do Politécnico de Viana do Castelo fez do presente uma afirmação clara de mudança e do futuro um compromisso partilhado. Na sessão solene desta quinta-feira, marcada por intervenções que cruzaram ambição, responsabilidade e visão estratégica, a instituição reforçou o papel transformador que quer continuar a assumir no território e no ensino superior.