O Município de Ponte de Lima, consciente do aumento de crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro de Autismo (PEA), vai promover mais uma palestra sobre o tema, intitulada “O ato de pensar no Autismo”.
A palestra terá como oradora a Dra. Juliana Belo, mentora do projeto CADI, cuja missão é ajudar as crianças com PEA a colmatar as suas particularidades. A PEA é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças autistas alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois parecem regredir. Tendo em conta o quadro clínico desta perturbação torna-se urgente uma intervenção precoce em várias áreas do desenvolvimento da criança.
A palestra será, certamente, uma mais-valia para capacitar e dotar de conhecimentos básicos os pais/professores/terapeutas/assistentes operacionais para uma intervenção eficaz. Decorrerá no dia 23 de novembro, sábado, às 15 horas, no Auditório Municipal do Edifício dos Paços do Concelho. A participação é aberta ao público em geral e gratuita, contudo a inscrição é obrigatória e pode ser feita através do link https://www.cm-pontedelima.pt/pages/1826 .

O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.