Ponte de Lima vai passar a celebrar, a partir de 2025, o feriado municipal a 4 de março, data da outorga do foral pela Rainha D. Teresa, há quase 900 anos, segundo aviso hoje publicado em Diário da República.
Segundo o aviso, “a partir de 2025, ano em que vão ser comemorados os 900 anos de Ponte de Lima, o dia 4 de março” passará a ser o do Feriado Municipal, “substituindo o dia de terça-feira depois das Feiras Novas”.
“Faz todo sentido que o feriado municipal seja celebrado no dia de Ponte de Lima, a 4 de março, até para dignificarmos as comemorações que realizamos todos os anos, e sobretudo em 2025, quando celebrarmos os 900 anos da atribuição do foral pela Rainha D. Teresa”, afirmou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz.
O autarca do CDS-PP adiantou que a mudança do feriado municipal móvel, que se celebra “desde sempre na terça-feira seguinte às Feiras Novas, que decorrem no segundo fim de semana de setembro, já era uma vontade demonstrada pela população e pelos vários grupos parlamentares da Assembleia Municipal”.
Segundo o autarca de Ponte de Lima, o feriado municipal era cumprido após as festas do concelho “para acompanhar o descanso da população”, após “vários dias de festejos”.
A proposta de mudança da data do feriado municipal foi aprovada por unanimidade pela Câmara e pela Assembleia Municipal.
Vasco Ferraz adiantou que estão a ser criadas comissões científicas, de honra e de acompanhamento para preparar as comemorações dos 900 anos da fundação de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, em 4 de março de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.