O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Destinada ao público infantojuvenil, a obra transporta os leitores para o início do século XII, em plena formação da nacionalidade portuguesa, e celebra a doação do Foral à vila por parte da Condessa D. Teresa, figura central da narrativa e apelidada pelos personagens de Rainha. A apresentação ficará a cargo de Amândio de Sousa Vieira.
O lançamento integra-se nas celebrações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, oferecendo uma oportunidade para conhecer a produção literária local e valorizar a literatura em Língua Portuguesa.
Adélia da Silva Lima Araújo é licenciada em História e frequenta o Mestrado em Estudos Medievais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, trabalha como Técnica Superior no Município de Ponte de Lima. Natural de Ponte de Lima, é mãe de dois filhos e avó de três netas, e dedica-se com paixão à escrita.
O livro conta com ilustrações de André Lima Araújo, licenciado em Arquitetura pela Universidade do Minho – Pólo de Guimarães, e artista de banda desenhada com prestígio nacional e internacional. Colaborador da Marvel até 2019, trabalha atualmente nos seus próprios projetos e em colaboração com outros escritores e artistas. Residente em Ponte de Lima, é pai de três filhas.
O Município convida todos os limianos e visitantes a participar neste evento cultural, que promete encantar miúdos e graúdos com a história da Rainha D. Teresa e a fundação da vila.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
O Partido Socialista de Monção confirmou a eleição de dois vereadores, Sandra Caldas e David Domingues, na sequência das eleições realizadas no passado dia 26 de outubro, na freguesia de Lara.
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.