O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Destinada ao público infantojuvenil, a obra transporta os leitores para o início do século XII, em plena formação da nacionalidade portuguesa, e celebra a doação do Foral à vila por parte da Condessa D. Teresa, figura central da narrativa e apelidada pelos personagens de Rainha. A apresentação ficará a cargo de Amândio de Sousa Vieira.
O lançamento integra-se nas celebrações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, oferecendo uma oportunidade para conhecer a produção literária local e valorizar a literatura em Língua Portuguesa.
Adélia da Silva Lima Araújo é licenciada em História e frequenta o Mestrado em Estudos Medievais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, trabalha como Técnica Superior no Município de Ponte de Lima. Natural de Ponte de Lima, é mãe de dois filhos e avó de três netas, e dedica-se com paixão à escrita.
O livro conta com ilustrações de André Lima Araújo, licenciado em Arquitetura pela Universidade do Minho – Pólo de Guimarães, e artista de banda desenhada com prestígio nacional e internacional. Colaborador da Marvel até 2019, trabalha atualmente nos seus próprios projetos e em colaboração com outros escritores e artistas. Residente em Ponte de Lima, é pai de três filhas.
O Município convida todos os limianos e visitantes a participar neste evento cultural, que promete encantar miúdos e graúdos com a história da Rainha D. Teresa e a fundação da vila.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.