O executivo municipal de Ponte de Lima aprovou, em reunião da Câmara Municipal, integrar a Direção Executiva do Programa “Forais da Fundação, Municípios de Portugal”, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
O programa “Forais da Fundação, Municípios de Portugal” foi instituído para assinalar e comemorar os 900 anos dos forais atribuídos por D. Afonso Henriques, ou por sua mãe, D. Teresa, ou por seu pai, D. Henrique, no período de 1096 a 1185.
Com esta aprovação, o Município de Ponte de Lima, representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Vasco Ferraz, integrará a primeira Direção Executiva do projeto.
No dia 4 de março de 2025, Ponte de Lima celebra os 900 anos do seu Foral, outorgado por D. Teresa, efeméride que será assinalada com um programa rico e repleto de atividades que celebram a história da vila, outrora conhecida como “terra de Ponte”.
A seleção portuguesa de andebol garantiu o apuramento para a segunda fase do Mundial, ao vencer o Brasil por 30-26, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em Oslo.
O PCP congratulou-se com a reposição de nove freguesias no Alto Minho, por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013, afirmando ter ficado provado “uma vez mais que lutar vale a pena”.
A Assembleia da República, em plenário, aprovou esta sexta-feira, o Projeto de Lei n. 416/XVI/1, que aprova a reposição das freguesias agregadas em 2013, com os votos favoráveis do PS, PSD,BE,PCP,L,PAN. Em Viana do Castelo foram aprovadas a desagregação das uniões de freguesia de Barroselas/Carvoeiro, Mazarefes/Vila Fria, Cardielos/ Serreleis.
"Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência" arranca este fim de semana, de 18 e 19 de janeiro, em 18 restaurantes valencianos.
Os projetos “Walking Football”, da APPACDM de Viana do Castelo, e “Futebol Inclusivo”, Associação Desportiva e Cultural de Perre, integram a lista final de candidatos ao prémio 'Futebol para todos', da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que dotou 50 mil euros para a iniciativa.
Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, a abertura de um concurso público para a construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.