O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
A sua ligação a Ponte de Lima está historicamente comprovada na assinatura do Foral da fundação da Vila atribuído pela sua mãe, a Rainha D. Teresa, mas também na amizade entre D. Teresa e D. Henrique com D. Afonso Ancemondes, senhor de Refoios, que vivia junto à Torre, em Refoios.
Em 1124, um ano antes da Carta de Foral a Ponte de Lima, D. Teresa e D. Afonso Henriques, doam a Mendo Afonso um condado em Refoios do Lima, onde vai ser fundado o Mosteiro de Santa Maria de Refoios, a favor do qual, mais tarde, o Rei confirmará o privilégio de couto. Ele esteve então também na génese da criação do Mosteiro de Santa Maria de Refoios do Lima, a mais relevante casa religiosa do vale do Lima, que foi crescendo ao longo dos séculos, materializando-se num imponente edifício, ainda hoje tão dinâmico e ativo, como podemos apreciar nas vidas da Paróquia de Refoios do Lima e na da Escola Superior Agrária.
A Lenda da Cabração e a Lenda do Rego do Azal narram eventos imaginários e fabulosos que por aqui se terão passado e em que Afonso Henriques assumiu o papel de protagonista.
A escultura em bronze, de matriz clássica, foi executada pelo escultor Elías Cochón Rei a partir de um projeto conceptual de Joana Silva. Representa D. Afonso Henriques na idade adulta, com a cabeça adornada por uma coroa volumosa, cravada a pedras preciosas, envergando uma loriga de malha metálica sobre uma túnica e um manto até aos pés. As mãos calçadas por luvas seguram o escudo, em formato amendoado com a representação das Quinas e uma cruz de braços largos, e uma robusta espada de cavaleiro com pomo discoide com a representação de uma cruz. Mede 3 metros e será implantada sobre base de granito.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.