O Município de Ponte de Lima está a implementar uma nova plataforma, nomeadamente o módulo Gestão de Ocorrências – GO, visando e promovendo a otimização da gestão e operacionalização de todo o processo de gestão de ocorrências dos serviços de manutenção do espaço público, tanto a nível interno como externo, sendo esta uma solução integrada numa plataforma de inteligência urbana (PGU – Plataforma de Gestão Urbana) – City as a Platform, com vista à integração, gestão e análise de dados territoriais em tempo real.
Estando este serviço em fase de implementação, irá estar disponível, numa primeira fase, apenas para uso interno, de forma a estabelecer, padronizar, ajustar e possibilitar a experiência nos procedimentos internos de seguimento das ocorrências reportadas, sendo posteriormente aberto ao público em geral, depois de devidamente consolidado internamente.
Através desta plataforma, os munícipes terão a possibilidade de reportar/registar qualquer tipo de ocorrências de forma descritiva, ilustrada e georreferenciada no espaço público ou em infraestruturas, como buracos nas ruas, danos em infraestruturas, árvores caídas, entre outros, que serão tratadas pela equipa responsável do Município, monitorizando o seu estado em tempo real e acompanhando todas as etapas da sua resolução, permitindo ainda a comunicação com o cidadão, informando-o aquando da sua resolução.

As ocorrências serão classificadas e priorizadas, permitindo aos gestores alocar os recursos de maneira mais eficiente e objetiva.
Esta é uma forma de tornar a gestão urbana mais eficaz, transparente e responsiva, que irá apoiar o Município no tratamento e resolução de problemas diários, com maior celeridade e organização.
Esta ferramenta será eficaz não só na perspetiva de uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, como também na maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.
Com um investimento de 74 800,00 € na aquisição da plataforma, o Município de Ponte de Lima pretende posicionar-se no conceito de Smart City e projetar um ecossistema aberto, conectado, colaborativo e inovador, cujo objetivo passa pela utilização de dados e tecnologia em prol da melhoria da eficiência dos serviços e envolvimento dos munícipes, promovendo assim o desenvolvimento sustentável do Município.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.