O Município de Ponte de Lima está a implementar uma nova plataforma, nomeadamente o módulo Gestão de Ocorrências – GO, visando e promovendo a otimização da gestão e operacionalização de todo o processo de gestão de ocorrências dos serviços de manutenção do espaço público, tanto a nível interno como externo, sendo esta uma solução integrada numa plataforma de inteligência urbana (PGU – Plataforma de Gestão Urbana) – City as a Platform, com vista à integração, gestão e análise de dados territoriais em tempo real.
Estando este serviço em fase de implementação, irá estar disponível, numa primeira fase, apenas para uso interno, de forma a estabelecer, padronizar, ajustar e possibilitar a experiência nos procedimentos internos de seguimento das ocorrências reportadas, sendo posteriormente aberto ao público em geral, depois de devidamente consolidado internamente.
Através desta plataforma, os munícipes terão a possibilidade de reportar/registar qualquer tipo de ocorrências de forma descritiva, ilustrada e georreferenciada no espaço público ou em infraestruturas, como buracos nas ruas, danos em infraestruturas, árvores caídas, entre outros, que serão tratadas pela equipa responsável do Município, monitorizando o seu estado em tempo real e acompanhando todas as etapas da sua resolução, permitindo ainda a comunicação com o cidadão, informando-o aquando da sua resolução.

As ocorrências serão classificadas e priorizadas, permitindo aos gestores alocar os recursos de maneira mais eficiente e objetiva.
Esta é uma forma de tornar a gestão urbana mais eficaz, transparente e responsiva, que irá apoiar o Município no tratamento e resolução de problemas diários, com maior celeridade e organização.
Esta ferramenta será eficaz não só na perspetiva de uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, como também na maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.
Com um investimento de 74 800,00 € na aquisição da plataforma, o Município de Ponte de Lima pretende posicionar-se no conceito de Smart City e projetar um ecossistema aberto, conectado, colaborativo e inovador, cujo objetivo passa pela utilização de dados e tecnologia em prol da melhoria da eficiência dos serviços e envolvimento dos munícipes, promovendo assim o desenvolvimento sustentável do Município.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.