O Município de Ponte de Lima está a implementar uma nova plataforma, nomeadamente o módulo Gestão de Ocorrências – GO, visando e promovendo a otimização da gestão e operacionalização de todo o processo de gestão de ocorrências dos serviços de manutenção do espaço público, tanto a nível interno como externo, sendo esta uma solução integrada numa plataforma de inteligência urbana (PGU – Plataforma de Gestão Urbana) – City as a Platform, com vista à integração, gestão e análise de dados territoriais em tempo real.
Estando este serviço em fase de implementação, irá estar disponível, numa primeira fase, apenas para uso interno, de forma a estabelecer, padronizar, ajustar e possibilitar a experiência nos procedimentos internos de seguimento das ocorrências reportadas, sendo posteriormente aberto ao público em geral, depois de devidamente consolidado internamente.
Através desta plataforma, os munícipes terão a possibilidade de reportar/registar qualquer tipo de ocorrências de forma descritiva, ilustrada e georreferenciada no espaço público ou em infraestruturas, como buracos nas ruas, danos em infraestruturas, árvores caídas, entre outros, que serão tratadas pela equipa responsável do Município, monitorizando o seu estado em tempo real e acompanhando todas as etapas da sua resolução, permitindo ainda a comunicação com o cidadão, informando-o aquando da sua resolução.

As ocorrências serão classificadas e priorizadas, permitindo aos gestores alocar os recursos de maneira mais eficiente e objetiva.
Esta é uma forma de tornar a gestão urbana mais eficaz, transparente e responsiva, que irá apoiar o Município no tratamento e resolução de problemas diários, com maior celeridade e organização.
Esta ferramenta será eficaz não só na perspetiva de uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, como também na maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.
Com um investimento de 74 800,00 € na aquisição da plataforma, o Município de Ponte de Lima pretende posicionar-se no conceito de Smart City e projetar um ecossistema aberto, conectado, colaborativo e inovador, cujo objetivo passa pela utilização de dados e tecnologia em prol da melhoria da eficiência dos serviços e envolvimento dos munícipes, promovendo assim o desenvolvimento sustentável do Município.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.