O Município de Ponte de Lima está a implementar uma nova plataforma, nomeadamente o módulo Gestão de Ocorrências – GO, visando e promovendo a otimização da gestão e operacionalização de todo o processo de gestão de ocorrências dos serviços de manutenção do espaço público, tanto a nível interno como externo, sendo esta uma solução integrada numa plataforma de inteligência urbana (PGU – Plataforma de Gestão Urbana) – City as a Platform, com vista à integração, gestão e análise de dados territoriais em tempo real.
Estando este serviço em fase de implementação, irá estar disponível, numa primeira fase, apenas para uso interno, de forma a estabelecer, padronizar, ajustar e possibilitar a experiência nos procedimentos internos de seguimento das ocorrências reportadas, sendo posteriormente aberto ao público em geral, depois de devidamente consolidado internamente.
Através desta plataforma, os munícipes terão a possibilidade de reportar/registar qualquer tipo de ocorrências de forma descritiva, ilustrada e georreferenciada no espaço público ou em infraestruturas, como buracos nas ruas, danos em infraestruturas, árvores caídas, entre outros, que serão tratadas pela equipa responsável do Município, monitorizando o seu estado em tempo real e acompanhando todas as etapas da sua resolução, permitindo ainda a comunicação com o cidadão, informando-o aquando da sua resolução.

As ocorrências serão classificadas e priorizadas, permitindo aos gestores alocar os recursos de maneira mais eficiente e objetiva.
Esta é uma forma de tornar a gestão urbana mais eficaz, transparente e responsiva, que irá apoiar o Município no tratamento e resolução de problemas diários, com maior celeridade e organização.
Esta ferramenta será eficaz não só na perspetiva de uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, como também na maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.
Com um investimento de 74 800,00 € na aquisição da plataforma, o Município de Ponte de Lima pretende posicionar-se no conceito de Smart City e projetar um ecossistema aberto, conectado, colaborativo e inovador, cujo objetivo passa pela utilização de dados e tecnologia em prol da melhoria da eficiência dos serviços e envolvimento dos munícipes, promovendo assim o desenvolvimento sustentável do Município.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.