Foram 65 os Municípios que se inscreveram, em 2024, no Programa Bandeira Verde ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um programa que pretende incentivar e promover a implementação de políticas e práticas de sustentabilidade local ao nível municipal.
Ponte de Lima, que se candidatou, pela primeira vez, a este galardão, foi um dos 61 Municípios portugueses distinguidos com a Bandeira ECOXXI 2024, um galardão que reconhece anualmente as boas práticas ambientais assim como, as medidas de sustentabilidade adotadas pelas autarquias.
A candidatura anual ao ECOXXI incide sobre 21 indicadores, que procuram reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelos municípios e o percurso desenvolvido no sentido da construção de territórios e comunidades mais sustentáveis. O galardão Bandeira Verde ECOXXI é atribuído aos municípios que obtenham um índice igual ou superior a 50% na sua candidatura, em reconhecimento do seu trabalho. Os municípios ECOXXI são municípios mais conhecedores dos seus territórios, mais dinâmicos e mais envolvidos naquilo que são as prioridades e estratégias, tendo em vista a prossecução de um objetivo comum: ser um eco-município.
O resultado de Ponte de Lima traduz as boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento “Rumo à Sustentabilidade”, um dos motes deste executivo municipal, sendo de destacar o projeto “Ponte de Lima, Pulmão do Alto Minho” que visa a implementação de “pulmões” de espécies autóctones nas várias freguesias do concelho, envolvendo todas as comunidades com a cooperação e protocolos estabelecidos com Juntas de Freguesia, Associações de Baldios, Agrupamentos de Escolas, Agrupamentos de Escuteiros e Guias de Portugal e Instituições de Apoio a Pessoas com Deficiência, havendo ainda o envolvimento de Instituições de Acolhimento de Seniores e grupos de futebol e/ou privados que se envolveram ativamente no projeto, com o objetivo de tornar o território mais sustentável e resiliente para as gerações vindouras. Para além deste projeto é de destacar todo o trabalho desenvolvido pelos vários serviços municipais no sentido de se comprometerem com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas suas diversas áreas de atuação. Este município apostou ainda em várias publicações sendo de destacar o “Diário da Sustentabilidade – 1 Ação Por Dia A Caminho da Sustentabilidade”, publicação que incentiva todos a praticar uma ação diária a favor da sustentabilidade do planeta e uma “Agenda Escolar” (na sua 3.ª edição), com o objetivo de envolver os jovens na implementação de novos projetos a favor da sustentabilidade do concelho.
O Município de Ponte de Lima, reconhecido como ECOXXI, irá receber uma Bandeira Verde uma medalha e um certificado que atesta a obtenção deste reconhecimento.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.