Foram 65 os Municípios que se inscreveram, em 2024, no Programa Bandeira Verde ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um programa que pretende incentivar e promover a implementação de políticas e práticas de sustentabilidade local ao nível municipal.
Ponte de Lima, que se candidatou, pela primeira vez, a este galardão, foi um dos 61 Municípios portugueses distinguidos com a Bandeira ECOXXI 2024, um galardão que reconhece anualmente as boas práticas ambientais assim como, as medidas de sustentabilidade adotadas pelas autarquias.
A candidatura anual ao ECOXXI incide sobre 21 indicadores, que procuram reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelos municípios e o percurso desenvolvido no sentido da construção de territórios e comunidades mais sustentáveis. O galardão Bandeira Verde ECOXXI é atribuído aos municípios que obtenham um índice igual ou superior a 50% na sua candidatura, em reconhecimento do seu trabalho. Os municípios ECOXXI são municípios mais conhecedores dos seus territórios, mais dinâmicos e mais envolvidos naquilo que são as prioridades e estratégias, tendo em vista a prossecução de um objetivo comum: ser um eco-município.
O resultado de Ponte de Lima traduz as boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento “Rumo à Sustentabilidade”, um dos motes deste executivo municipal, sendo de destacar o projeto “Ponte de Lima, Pulmão do Alto Minho” que visa a implementação de “pulmões” de espécies autóctones nas várias freguesias do concelho, envolvendo todas as comunidades com a cooperação e protocolos estabelecidos com Juntas de Freguesia, Associações de Baldios, Agrupamentos de Escolas, Agrupamentos de Escuteiros e Guias de Portugal e Instituições de Apoio a Pessoas com Deficiência, havendo ainda o envolvimento de Instituições de Acolhimento de Seniores e grupos de futebol e/ou privados que se envolveram ativamente no projeto, com o objetivo de tornar o território mais sustentável e resiliente para as gerações vindouras. Para além deste projeto é de destacar todo o trabalho desenvolvido pelos vários serviços municipais no sentido de se comprometerem com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas suas diversas áreas de atuação. Este município apostou ainda em várias publicações sendo de destacar o “Diário da Sustentabilidade – 1 Ação Por Dia A Caminho da Sustentabilidade”, publicação que incentiva todos a praticar uma ação diária a favor da sustentabilidade do planeta e uma “Agenda Escolar” (na sua 3.ª edição), com o objetivo de envolver os jovens na implementação de novos projetos a favor da sustentabilidade do concelho.
O Município de Ponte de Lima, reconhecido como ECOXXI, irá receber uma Bandeira Verde uma medalha e um certificado que atesta a obtenção deste reconhecimento.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.