Foram 65 os Municípios que se inscreveram, em 2024, no Programa Bandeira Verde ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um programa que pretende incentivar e promover a implementação de políticas e práticas de sustentabilidade local ao nível municipal.
Ponte de Lima, que se candidatou, pela primeira vez, a este galardão, foi um dos 61 Municípios portugueses distinguidos com a Bandeira ECOXXI 2024, um galardão que reconhece anualmente as boas práticas ambientais assim como, as medidas de sustentabilidade adotadas pelas autarquias.
A candidatura anual ao ECOXXI incide sobre 21 indicadores, que procuram reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelos municípios e o percurso desenvolvido no sentido da construção de territórios e comunidades mais sustentáveis. O galardão Bandeira Verde ECOXXI é atribuído aos municípios que obtenham um índice igual ou superior a 50% na sua candidatura, em reconhecimento do seu trabalho. Os municípios ECOXXI são municípios mais conhecedores dos seus territórios, mais dinâmicos e mais envolvidos naquilo que são as prioridades e estratégias, tendo em vista a prossecução de um objetivo comum: ser um eco-município.
O resultado de Ponte de Lima traduz as boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento “Rumo à Sustentabilidade”, um dos motes deste executivo municipal, sendo de destacar o projeto “Ponte de Lima, Pulmão do Alto Minho” que visa a implementação de “pulmões” de espécies autóctones nas várias freguesias do concelho, envolvendo todas as comunidades com a cooperação e protocolos estabelecidos com Juntas de Freguesia, Associações de Baldios, Agrupamentos de Escolas, Agrupamentos de Escuteiros e Guias de Portugal e Instituições de Apoio a Pessoas com Deficiência, havendo ainda o envolvimento de Instituições de Acolhimento de Seniores e grupos de futebol e/ou privados que se envolveram ativamente no projeto, com o objetivo de tornar o território mais sustentável e resiliente para as gerações vindouras. Para além deste projeto é de destacar todo o trabalho desenvolvido pelos vários serviços municipais no sentido de se comprometerem com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas suas diversas áreas de atuação. Este município apostou ainda em várias publicações sendo de destacar o “Diário da Sustentabilidade – 1 Ação Por Dia A Caminho da Sustentabilidade”, publicação que incentiva todos a praticar uma ação diária a favor da sustentabilidade do planeta e uma “Agenda Escolar” (na sua 3.ª edição), com o objetivo de envolver os jovens na implementação de novos projetos a favor da sustentabilidade do concelho.
O Município de Ponte de Lima, reconhecido como ECOXXI, irá receber uma Bandeira Verde uma medalha e um certificado que atesta a obtenção deste reconhecimento.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.