Foram 65 os Municípios que se inscreveram, em 2024, no Programa Bandeira Verde ECOXXI, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um programa que pretende incentivar e promover a implementação de políticas e práticas de sustentabilidade local ao nível municipal.
Ponte de Lima, que se candidatou, pela primeira vez, a este galardão, foi um dos 61 Municípios portugueses distinguidos com a Bandeira ECOXXI 2024, um galardão que reconhece anualmente as boas práticas ambientais assim como, as medidas de sustentabilidade adotadas pelas autarquias.
A candidatura anual ao ECOXXI incide sobre 21 indicadores, que procuram reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelos municípios e o percurso desenvolvido no sentido da construção de territórios e comunidades mais sustentáveis. O galardão Bandeira Verde ECOXXI é atribuído aos municípios que obtenham um índice igual ou superior a 50% na sua candidatura, em reconhecimento do seu trabalho. Os municípios ECOXXI são municípios mais conhecedores dos seus territórios, mais dinâmicos e mais envolvidos naquilo que são as prioridades e estratégias, tendo em vista a prossecução de um objetivo comum: ser um eco-município.
O resultado de Ponte de Lima traduz as boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento “Rumo à Sustentabilidade”, um dos motes deste executivo municipal, sendo de destacar o projeto “Ponte de Lima, Pulmão do Alto Minho” que visa a implementação de “pulmões” de espécies autóctones nas várias freguesias do concelho, envolvendo todas as comunidades com a cooperação e protocolos estabelecidos com Juntas de Freguesia, Associações de Baldios, Agrupamentos de Escolas, Agrupamentos de Escuteiros e Guias de Portugal e Instituições de Apoio a Pessoas com Deficiência, havendo ainda o envolvimento de Instituições de Acolhimento de Seniores e grupos de futebol e/ou privados que se envolveram ativamente no projeto, com o objetivo de tornar o território mais sustentável e resiliente para as gerações vindouras. Para além deste projeto é de destacar todo o trabalho desenvolvido pelos vários serviços municipais no sentido de se comprometerem com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas suas diversas áreas de atuação. Este município apostou ainda em várias publicações sendo de destacar o “Diário da Sustentabilidade – 1 Ação Por Dia A Caminho da Sustentabilidade”, publicação que incentiva todos a praticar uma ação diária a favor da sustentabilidade do planeta e uma “Agenda Escolar” (na sua 3.ª edição), com o objetivo de envolver os jovens na implementação de novos projetos a favor da sustentabilidade do concelho.
O Município de Ponte de Lima, reconhecido como ECOXXI, irá receber uma Bandeira Verde uma medalha e um certificado que atesta a obtenção deste reconhecimento.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.