O Município de Ponte de Lima promove de 12 a 14 de abril, mais um fim de semana gastronómico, desta vez dedicado à Lampreia do Rio Lima, apreciada quer por limianos quer por visitantes.
Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa.
A Vila Mais Antiga de Portugal continua a apostar num programa cultural diversificado que complementa e enriquece o evento. Na sexta-feira, dia 12 às 21h30, o Teatro Diogo Bernardes recebe o espetáculo de dança “Hash#free” do Quorum Ballet.
Já no sábado, dia 13, das 14h00 às 18h00, poderá ser avistada a recriação da passagem pela “Via Romana XIX – Ponte Velha”, uma estrada romana do tempo de Augusto. Ao final da tarde antes de jantar, delicie-se com o “Lourear a Pevide” e desfrute de um Vinho Verde Loureiro acompanhado de um petisco.
Ponte de Lima, sendo um polo da prática de desporto náutico, recebe também o Campeonato Regional de Esperanças no Rio Lima, no sábado, entre as 9h00 e as 18h00.
Às 11h00 de domingo, dia 14 será apresentado o Teatro de Rua “Os Imigrantes” pelos Duplaface – Companhia das Artes e durante a tarde, a animação será no Largo de Camões com a Escola de Gaitas de Ponte de Lima, às 15h00 e os Cantares ao Desafio, às 16h00, que contarão com a presença de Borguinha de Braga, Naty da Póvoa de Lanhoso, Celeste de Ponte da Barca e Daniel Lopes.
Todas as atividades ao ar livre estão sujeitas a alterações fruta das condições climatéricas.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.