O Município de Ponte de Lima promove de 12 a 14 de abril, mais um fim de semana gastronómico, desta vez dedicado à Lampreia do Rio Lima, apreciada quer por limianos quer por visitantes.
Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa.
A Vila Mais Antiga de Portugal continua a apostar num programa cultural diversificado que complementa e enriquece o evento. Na sexta-feira, dia 12 às 21h30, o Teatro Diogo Bernardes recebe o espetáculo de dança “Hash#free” do Quorum Ballet.
Já no sábado, dia 13, das 14h00 às 18h00, poderá ser avistada a recriação da passagem pela “Via Romana XIX – Ponte Velha”, uma estrada romana do tempo de Augusto. Ao final da tarde antes de jantar, delicie-se com o “Lourear a Pevide” e desfrute de um Vinho Verde Loureiro acompanhado de um petisco.
Ponte de Lima, sendo um polo da prática de desporto náutico, recebe também o Campeonato Regional de Esperanças no Rio Lima, no sábado, entre as 9h00 e as 18h00.
Às 11h00 de domingo, dia 14 será apresentado o Teatro de Rua “Os Imigrantes” pelos Duplaface – Companhia das Artes e durante a tarde, a animação será no Largo de Camões com a Escola de Gaitas de Ponte de Lima, às 15h00 e os Cantares ao Desafio, às 16h00, que contarão com a presença de Borguinha de Braga, Naty da Póvoa de Lanhoso, Celeste de Ponte da Barca e Daniel Lopes.
Todas as atividades ao ar livre estão sujeitas a alterações fruta das condições climatéricas.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.