O Município de Ponte de Lima promove de 12 a 14 de abril, mais um fim de semana gastronómico, desta vez dedicado à Lampreia do Rio Lima, apreciada quer por limianos quer por visitantes.
Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa.
A Vila Mais Antiga de Portugal continua a apostar num programa cultural diversificado que complementa e enriquece o evento. Na sexta-feira, dia 12 às 21h30, o Teatro Diogo Bernardes recebe o espetáculo de dança “Hash#free” do Quorum Ballet.
Já no sábado, dia 13, das 14h00 às 18h00, poderá ser avistada a recriação da passagem pela “Via Romana XIX – Ponte Velha”, uma estrada romana do tempo de Augusto. Ao final da tarde antes de jantar, delicie-se com o “Lourear a Pevide” e desfrute de um Vinho Verde Loureiro acompanhado de um petisco.
Ponte de Lima, sendo um polo da prática de desporto náutico, recebe também o Campeonato Regional de Esperanças no Rio Lima, no sábado, entre as 9h00 e as 18h00.
Às 11h00 de domingo, dia 14 será apresentado o Teatro de Rua “Os Imigrantes” pelos Duplaface – Companhia das Artes e durante a tarde, a animação será no Largo de Camões com a Escola de Gaitas de Ponte de Lima, às 15h00 e os Cantares ao Desafio, às 16h00, que contarão com a presença de Borguinha de Braga, Naty da Póvoa de Lanhoso, Celeste de Ponte da Barca e Daniel Lopes.
Todas as atividades ao ar livre estão sujeitas a alterações fruta das condições climatéricas.
O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.
No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.
A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.