Ponte de Lima celebra, esta terça-feira, pela primeira vez o seu feriado municipal, Dia de Ponte de Lima. Assinalam-se os 900 anos do Foral atribuído pela Rainha D. Teresa, a 4 de março de 1125.
As comemorações começam na véspera, segunda-feira, 3 de março, no Palacete Villa Moraes, onde aconteceu o Encontro com as Comunidades geminadas. A par da renovação de geminação com as localidades de Xinzo de Limia; Chalette-Sur-Loing; Vandoeuvre e Rio de Janeiro, serão celebrados três novos acordos de geminação, nomeadamente com a localidade chinesa de Dujiangyan; Allariz Ourense, Espanha, e Saint-Cyr l’École em França.
O “Fórum Portugal-Brasil, Perspetivas de Futuro”, com a participação do Embaixador da República Federativa do Brasil, Raimundo Carreiro, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza e outras entidades, foi antecedido da assinatura do Acordo de Comodato entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
As celebrações continuaram com o concerto de abertura das Comemorações dos 900 anos de Foral de Ponte de Lima no areal com os “Calema”. No final foi lançado fogo-de-artifício.
O Dia de Ponte de Lima iniciou-se com a Exposição “Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores”, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Na Torre da Cadeia Velha, abriu a mostra “Ponte de Lima, 900 anos de História” na Torre da Cadeia Velha.
A arruada de bombos e um desfile do folclore animam o centro histórico da Vila.
Será colocada uma coroa de flores junto à estátua de D. Teresa e descerrada uma placa evocativa da efeméride que se comemora este ano. Segue-se, às 15h30, a Sessão Solene, no Pavilhão de Feiras e Exposições.
O dia termina com um espetáculo no Teatro Diogo Bernardes intitulado “Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos”, uma obra inédita e em estreia absoluta.
Num momento tão significativo para Ponte de Lima, a população é convidada a participar e envolver-se nas celebrações dos 900 anos de foral, outorgado a 4 de março de 1125.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirma que "a Romaria da Senhora d`Agonia não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição".
Foi este domingo que o clube saudita anunciou a contratação de Simão Coutinho para o cargo de diretor desportivo. Coutinho substitui o antigo diretor desportivo, Fernando Hierro – ex-jogador do Real Madrid e lenda do futebol espanhol –, após uma época de maus resultados a nível desportivo.
O Jubileu dos Jovens arrancou esta segunda-feira em Roma, com a participação de jovens peregrinos de 146 países, incluindo 11.500 portugueses, numa representação que está "no 'top 5' das maiores delegações presentes. Mais de 320 jovens seguiram do distrito de Viana do Castelo.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca disse que o incêndio que começou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) "piorou e está totalmente descontrolado", com "projeções por todo o lado" e "habitações ameaçadas".
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a dinamizar a quarta edição da campanha de consciencialização “A saúde do coração não tira férias”. A iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de manter hábitos saudáveis e comportamentos preventivos face à doença coronária, durante o verão.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca disse que os "muitos reacendimentos" do incêndio que começou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) estão "a complicar muito" o combate às chamas.
O combate ao fogo que deflagrou no sábado em Ponte da Barca e lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês foi reforçado com quatro meios aéreos espanhóis, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).