Ponte de Lima celebra, esta terça-feira, pela primeira vez o seu feriado municipal, Dia de Ponte de Lima. Assinalam-se os 900 anos do Foral atribuído pela Rainha D. Teresa, a 4 de março de 1125.
As comemorações começam na véspera, segunda-feira, 3 de março, no Palacete Villa Moraes, onde aconteceu o Encontro com as Comunidades geminadas. A par da renovação de geminação com as localidades de Xinzo de Limia; Chalette-Sur-Loing; Vandoeuvre e Rio de Janeiro, serão celebrados três novos acordos de geminação, nomeadamente com a localidade chinesa de Dujiangyan; Allariz Ourense, Espanha, e Saint-Cyr l’École em França.
O “Fórum Portugal-Brasil, Perspetivas de Futuro”, com a participação do Embaixador da República Federativa do Brasil, Raimundo Carreiro, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza e outras entidades, foi antecedido da assinatura do Acordo de Comodato entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
As celebrações continuaram com o concerto de abertura das Comemorações dos 900 anos de Foral de Ponte de Lima no areal com os “Calema”. No final foi lançado fogo-de-artifício.
O Dia de Ponte de Lima iniciou-se com a Exposição “Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores”, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Na Torre da Cadeia Velha, abriu a mostra “Ponte de Lima, 900 anos de História” na Torre da Cadeia Velha.
A arruada de bombos e um desfile do folclore animam o centro histórico da Vila.
Será colocada uma coroa de flores junto à estátua de D. Teresa e descerrada uma placa evocativa da efeméride que se comemora este ano. Segue-se, às 15h30, a Sessão Solene, no Pavilhão de Feiras e Exposições.
O dia termina com um espetáculo no Teatro Diogo Bernardes intitulado “Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos”, uma obra inédita e em estreia absoluta.
Num momento tão significativo para Ponte de Lima, a população é convidada a participar e envolver-se nas celebrações dos 900 anos de foral, outorgado a 4 de março de 1125.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.