Ponte de Lima celebra, esta terça-feira, pela primeira vez o seu feriado municipal, Dia de Ponte de Lima. Assinalam-se os 900 anos do Foral atribuído pela Rainha D. Teresa, a 4 de março de 1125.
As comemorações começam na véspera, segunda-feira, 3 de março, no Palacete Villa Moraes, onde aconteceu o Encontro com as Comunidades geminadas. A par da renovação de geminação com as localidades de Xinzo de Limia; Chalette-Sur-Loing; Vandoeuvre e Rio de Janeiro, serão celebrados três novos acordos de geminação, nomeadamente com a localidade chinesa de Dujiangyan; Allariz Ourense, Espanha, e Saint-Cyr l’École em França.
O “Fórum Portugal-Brasil, Perspetivas de Futuro”, com a participação do Embaixador da República Federativa do Brasil, Raimundo Carreiro, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza e outras entidades, foi antecedido da assinatura do Acordo de Comodato entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
As celebrações continuaram com o concerto de abertura das Comemorações dos 900 anos de Foral de Ponte de Lima no areal com os “Calema”. No final foi lançado fogo-de-artifício.
O Dia de Ponte de Lima iniciou-se com a Exposição “Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores”, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Na Torre da Cadeia Velha, abriu a mostra “Ponte de Lima, 900 anos de História” na Torre da Cadeia Velha.
A arruada de bombos e um desfile do folclore animam o centro histórico da Vila.
Será colocada uma coroa de flores junto à estátua de D. Teresa e descerrada uma placa evocativa da efeméride que se comemora este ano. Segue-se, às 15h30, a Sessão Solene, no Pavilhão de Feiras e Exposições.
O dia termina com um espetáculo no Teatro Diogo Bernardes intitulado “Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos”, uma obra inédita e em estreia absoluta.
Num momento tão significativo para Ponte de Lima, a população é convidada a participar e envolver-se nas celebrações dos 900 anos de foral, outorgado a 4 de março de 1125.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.
O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco de voleibol de alto nível ao acolher a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos, integrada no Torneio da WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association). A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em colaboração com o Município de Viana do Castelo, constituindo um passo decisivo no caminho para a fase final do Europeu, que se disputará em Itália, em julho de 2026.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo assinalou, na sexta-feira, 40 anos de atividade, celebrando um percurso marcado pelo crescimento sustentado, pela capacidade de adaptação às mudanças do ensino superior e por uma forte ligação ao desenvolvimento do território. A cerimónia reuniu dirigentes institucionais, autarcas, comunidade académica, antigos alunos e estudantes.
Paredes de Coura voltou a encher-se de música e tradição este domingo com a realização do XXIII Encontro de Janeiras, reunindo cerca de 300 elementos entre cantadores e músicos de diversas associações do concelho.
O teatro infantil está a encantar os mais pequenos em Monção. O espetáculo “Faz-me um resumo”, projeto pedagógico da Comédias do Minho, tem vindo a ser apresentado aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho, numa iniciativa que combina educação, cultura e diversão.