Ponte de Lima celebra, esta terça-feira, pela primeira vez o seu feriado municipal, Dia de Ponte de Lima. Assinalam-se os 900 anos do Foral atribuído pela Rainha D. Teresa, a 4 de março de 1125.
As comemorações começam na véspera, segunda-feira, 3 de março, no Palacete Villa Moraes, onde aconteceu o Encontro com as Comunidades geminadas. A par da renovação de geminação com as localidades de Xinzo de Limia; Chalette-Sur-Loing; Vandoeuvre e Rio de Janeiro, serão celebrados três novos acordos de geminação, nomeadamente com a localidade chinesa de Dujiangyan; Allariz Ourense, Espanha, e Saint-Cyr l’École em França.
O “Fórum Portugal-Brasil, Perspetivas de Futuro”, com a participação do Embaixador da República Federativa do Brasil, Raimundo Carreiro, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza e outras entidades, foi antecedido da assinatura do Acordo de Comodato entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
As celebrações continuaram com o concerto de abertura das Comemorações dos 900 anos de Foral de Ponte de Lima no areal com os “Calema”. No final foi lançado fogo-de-artifício.
O Dia de Ponte de Lima iniciou-se com a Exposição “Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores”, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Na Torre da Cadeia Velha, abriu a mostra “Ponte de Lima, 900 anos de História” na Torre da Cadeia Velha.
A arruada de bombos e um desfile do folclore animam o centro histórico da Vila.
Será colocada uma coroa de flores junto à estátua de D. Teresa e descerrada uma placa evocativa da efeméride que se comemora este ano. Segue-se, às 15h30, a Sessão Solene, no Pavilhão de Feiras e Exposições.
O dia termina com um espetáculo no Teatro Diogo Bernardes intitulado “Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos”, uma obra inédita e em estreia absoluta.
Num momento tão significativo para Ponte de Lima, a população é convidada a participar e envolver-se nas celebrações dos 900 anos de foral, outorgado a 4 de março de 1125.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.