Entre os dias 3 e 4 de março, o Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, vai acolher o primeiro simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho. A iniciativa, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Consórcio Minho Inovação, pretende criar um espaço privilegiado de debate e discussão de ideias sobre os desafios, ameaças e oportunidades que a alimentação e a gastronomia enfrentam.
A discussão temática sobre gastronomia e inovação culinária contará com diversos académicos, investigadores, consultores, chefs e empreendedores que procurarão refletir acerca do futuro do Alto Minho como região gastronómica e de Ponte de Lima como sua referência, num momento em que se anuncia uma das suas referências gastronómicas o “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” com o registo comunitário de Especialidade Tradicional Garantida.
A entrada é gratuita, mas as inscrições para o evento são obrigatórias e podem ser efetuadas aqui.

As comunidades portuárias e várias associações do setor marítimo-portuário dirigiram uma carta aberta ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, pedindo uma intervenção urgente na greve dos trabalhadores das administrações portuárias, que já terá provocado prejuízos superiores a cinco milhões de euros.
O Benfica conquistou a sua primeira vitória na presente edição da Liga dos Campeões, ao triunfar por 2-0 no reduto do Ajax, em jogo da quinta jornada da fase de liga. Depois de quatro derrotas consecutivas, os encarnados somaram finalmente os primeiros pontos, mantendo viva a esperança na corrida aos play-off.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.