Ponte de Lima foi distinguida pela primeira vez, com o galardão Gold Green Destinations Award (Destino Verde Ouro), no âmbito da candidatura submetida pelo Município de Ponte de Lima ao programa Green Destinations Awards & Certification.
Esta distinção surge como reconhecimento, ao Município de Ponte de Lima, pelo empenho na implementação de políticas e ações que promovem um turismo mais sustentável, responsável e equilibrado, com base em princípios estabelecidos nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas -, sejam ambientais, culturais ou socioeconómicos.
O Município de Ponte de Lima assume, assim, o compromisso de consolidar Ponte de Lima como um destino de referência mundial em sustentabilidade, continuando a desenvolver políticas e ações que vão de encontro à excelência de um turismo sustentável e atrativo no futuro.
Este galardão, é o reflexo da excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.
O programa Green Destinations Awards & Certification galardoa, certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com mais de 100 critérios, que visa sensibilização e mobilização dos diversos agentes do sector do turismo para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas rigorosas.
Os destinos participantes orientam-se por um sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente de desempenho e progresso, a cada dois anos, bem como recomendações de melhorias. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.