Ponte de Lima foi distinguida pela primeira vez, com o galardão Gold Green Destinations Award (Destino Verde Ouro), no âmbito da candidatura submetida pelo Município de Ponte de Lima ao programa Green Destinations Awards & Certification.
Esta distinção surge como reconhecimento, ao Município de Ponte de Lima, pelo empenho na implementação de políticas e ações que promovem um turismo mais sustentável, responsável e equilibrado, com base em princípios estabelecidos nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas -, sejam ambientais, culturais ou socioeconómicos.
O Município de Ponte de Lima assume, assim, o compromisso de consolidar Ponte de Lima como um destino de referência mundial em sustentabilidade, continuando a desenvolver políticas e ações que vão de encontro à excelência de um turismo sustentável e atrativo no futuro.
Este galardão, é o reflexo da excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.
O programa Green Destinations Awards & Certification galardoa, certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com mais de 100 critérios, que visa sensibilização e mobilização dos diversos agentes do sector do turismo para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas rigorosas.
Os destinos participantes orientam-se por um sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente de desempenho e progresso, a cada dois anos, bem como recomendações de melhorias. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.