Ponte de Lima foi distinguida pela primeira vez, com o galardão Gold Green Destinations Award (Destino Verde Ouro), no âmbito da candidatura submetida pelo Município de Ponte de Lima ao programa Green Destinations Awards & Certification.
Esta distinção surge como reconhecimento, ao Município de Ponte de Lima, pelo empenho na implementação de políticas e ações que promovem um turismo mais sustentável, responsável e equilibrado, com base em princípios estabelecidos nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas -, sejam ambientais, culturais ou socioeconómicos.
O Município de Ponte de Lima assume, assim, o compromisso de consolidar Ponte de Lima como um destino de referência mundial em sustentabilidade, continuando a desenvolver políticas e ações que vão de encontro à excelência de um turismo sustentável e atrativo no futuro.
Este galardão, é o reflexo da excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.
O programa Green Destinations Awards & Certification galardoa, certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com mais de 100 critérios, que visa sensibilização e mobilização dos diversos agentes do sector do turismo para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas rigorosas.
Os destinos participantes orientam-se por um sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente de desempenho e progresso, a cada dois anos, bem como recomendações de melhorias. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.