O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.
Entre as iniciativas em destaque está a entrada gratuita no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, uma oportunidade para conhecer melhor a origem, a identidade e a importância deste vinho singular na economia e cultura regional. O programa inclui ainda uma visita guiada à Quinta do Luou, em Santa Cruz do Lima, um dos espaços emblemáticos da produção vinícola local.
Outro dos momentos altos será a masterclass “Vinhos Loureiros de Ponte de Lima no Lourear a Pevide”, conduzida pelos próprios produtores da região, que irão partilhar saberes e curiosidades sobre a casta Loureiro, a mais emblemática da sub-região do Lima.
O dia inclui também a apresentação do livro “António Silva Monteiro: O homem, a casa e as suas circunstâncias (1822-1885)”, da autoria de Gonçalo Maia Marques e José Augusto Maia Marques, com apresentação a cargo da Prof. Doutora Olga Matos.
A iniciativa pretende celebrar a vitivinicultura de Ponte de Lima, que ao longo dos séculos moldou a paisagem, a identidade e o desenvolvimento económico e cultural do concelho.
O Dia Mundial do Enoturismo, celebrado anualmente no segundo domingo de novembro, é uma iniciativa promovida, a nível nacional, pela AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e pela ARVP (Associação das Rotas de Vinho de Portugal), e, a nível internacional, pela RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho). O objetivo é valorizar e celebrar o património vitivinícola através de ações que promovem o enoturismo de excelência e reforçam o papel das regiões produtoras na preservação da sua cultura e autenticidade.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.