Ponte de Lima acolhe esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de agosto, um dos momentos altos das comemorações dos 900 anos do Foral atribuído à vila pela Rainha D. Teresa em 1125. O Festival 900 Anos de Foral decorre no emblemático Areal do rio Lima e conta com um cartaz musical de luxo que promete atrair milhares de visitantes.
O programa arranca esta sexta-feira, às 21h30, com um concerto da mítica banda portuguesa Resistência, um dos nomes mais emblemáticos da música nacional, com raízes nos anos 90 e composta por figuras como Pedro Ayres Magalhães, Tim e Miguel Ângelo. Às 23h30, sobem ao palco os Gipsy Kings by Diego Baliardo, que prometem contagiar o público com os ritmos latinos e os êxitos internacionais “Bamboléo” e “Djobi, Djoba”.
No sábado, o palco será entregue à nova geração da música portuguesa com Bárbara Bandeira, às 21h30. A jovem artista, conhecida pela sua voz e presença em palco, prepara-se para emocionar o público com os seus temas pop cheios de sensibilidade. A noite encerra com Gabriel, O Pensador, às 23h30. O consagrado rapper e escritor brasileiro traz a Ponte de Lima mensagens fortes e letras que aliam crítica social a uma postura positiva e inspiradora.
Este festival insere-se nas comemorações que assinalam os 900 anos da outorga do foral a Ponte de Lima, um marco histórico que será celebrado até 4 de março de 2026 com várias iniciativas culturais, artísticas e comunitárias.
Com esta celebração, Ponte de Lima reforça a sua posição como um dos principais destinos culturais da região, unindo tradição, património e modernidade num evento que celebra a história com os olhos postos no futuro.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.