O Arquivo Municipal de Ponte de Lima vai celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, no próximo dia 9 de junho de 2025, com visitas guiadas abertas ao público mediante inscrição prévia.
Esta iniciativa integra-se na 1.ª Festa dos Arquivos, promovida pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e tem como objetivo aproximar os cidadãos dos arquivos e reforçar a importância da preservação da memória coletiva.
Este ano, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) — “Arquivos Acessíveis: Arquivos para Todos” — destaca a necessidade de tornar os arquivos verdadeiramente inclusivos, acessíveis e preparados para os desafios da era digital, sublinhando o papel essencial que desempenham no acesso equitativo à informação e no fortalecimento da cidadania.
Detalhes da visita:
Data: 9 de junho de 2025
Local: Arquivo Municipal de Ponte de Lima
Inscrição: Obrigatória, com vagas limitadas – https://www.cm-pontedelima.pt/p/festa-dos-arquivos-2025
Horário: 14h00
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.