O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial da Educação Ambiental, esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, com a apresentação do livro "O Diário da Sustentabilidade – Uma Ação por dia, a Caminho da Sustentabilidade". A mesma decorrerá no salão nobre do Edifício dos Paços do Concelho, pelas 17h30.
Segundo o Município, “O Diário da Sustentabilidade – Uma Ação por dia, a Caminho da Sustentabilidade” surgiu, ao longo da pandemia, num alerta do Serviço da Área Protegida, para as questões ambientais e para as alterações climáticas. Inicialmente, o projeto desenvolveu-se através de publicações online, tendo sido mais tarde aprovado pelo Executivo Municipal a publicação de um livro.
“Esta nova publicação será um instrumento de trabalho, dedicado a todos, a famílias e professores, para que explorem as atividades que constam deste livro, com uma ação para cada dia do ano. Pretende-se que cada pessoa, vá mudando as suas atitudes a cada dia com atividades, projetos e ideias simples que todos conseguem concretizar”, explicou a autarquia em nota.
O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado, anualmente, a 26 de janeiro, com o objetivo de fomentar uma maior consciencialização sobre a necessidade de proteger o ambiente através da educação.
Ao longo dos anos, Portugal manteve uma legislação amplamente consensual, em matéria de imigração. Por isso, o tema raramente foi alvo de debate. No entanto, coincidência ou não, a partir de 2015, com o início de um novo ciclo governativo, esta discussão começou a ganhar destaque e a inflamar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar o I MEETUP de 2025 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, pretendendo promover o debate em torno do tema "Rotas Estratégicas: Mar e Turismo", proporcionando uma conversa envolvente e descontraída sobre a valorização económica do território costeiro.
Polícias do efetivo do Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, procederam a uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de duas espingardas, três pistola e 81 munições de diferentes calibres.
A hora vai mudar em Portugal na madrugada deste domingo, dia 29 de março. Assim, os ponteiros do relógio devem ser adiantados 60 minutos, para que adotem o horário de Verão.
A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).
No próximo dia 30 de março, Ponte da Barca será novamente o palco de uma das mais doces tradições do país: o Maior Bolo de Mel de Portugal. A partir das 14h30, todos os amantes da doçaria tradicional estão convidados a participar nesta festa gastronómica, que terá lugar no Choupal, uma zona pitoresca junto à belíssima zona ribeirinha da vila, oferecendo o cenário perfeito para esta celebração.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a quarta edição da iniciativa nacional “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 5 a 19 de abril e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.