O Município de Ponte de Lima vai celebrar protocolos de cooperação com 16 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com o objetivo de reforçar e capacitar as respostas dadas por estas instituições. O apoio representa um montante financeiro de 102.800.00 euros.
“Apoiamos um conjunto de 16 instituições, que asseguram o apoio social a famílias, crianças, jovens e idosos ao nível da integração social e comunitária, tanto ao nível da pluralidade das intervenções que realizam como ao nível da cobertura geracional, numa lógica de proximidade na cobertura das necessidades fundamentais do tecido social”, realçou a autarquia numa nota.
Para além das respostas sociais abrangidas, designadamente, CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) da AAPEL, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Convívio e Centros de Dia de Idosos, beneficiam ainda de apoio as instituições com a resposta social de creche, resposta que presta apoio pedagógico e cuidados às crianças com idade até três anos, refletindo-se no apoio à comparticipação de 256 crianças, indo ao encontro das práticas do Município de apoio às famílias.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.