O Município de Ponte de Lima vai celebrar protocolos de cooperação com 16 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com o objetivo de reforçar e capacitar as respostas dadas por estas instituições. O apoio representa um montante financeiro de 102.800.00 euros.
“Apoiamos um conjunto de 16 instituições, que asseguram o apoio social a famílias, crianças, jovens e idosos ao nível da integração social e comunitária, tanto ao nível da pluralidade das intervenções que realizam como ao nível da cobertura geracional, numa lógica de proximidade na cobertura das necessidades fundamentais do tecido social”, realçou a autarquia numa nota.
Para além das respostas sociais abrangidas, designadamente, CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) da AAPEL, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Convívio e Centros de Dia de Idosos, beneficiam ainda de apoio as instituições com a resposta social de creche, resposta que presta apoio pedagógico e cuidados às crianças com idade até três anos, refletindo-se no apoio à comparticipação de 256 crianças, indo ao encontro das práticas do Município de apoio às famílias.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.