O concelho de Ponte de Lima foi palco de uma verdadeira celebração internacional da juventude e do escutismo, ao receber mais de uma centena de escuteiros oriundos de diversos países dos cinco continentes, no âmbito do 16º World Scout Moot Mondial Portugal 2025.
Vindos de países tão diversos como Austrália, Brasil, Peru, Colômbia, México, Equador, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Estados Unidos da América, Tunísia, Líbano, Islândia, Finlândia, Holanda, República Checa, Inglaterra e Geórgia, os jovens participantes tiveram a oportunidade de viver uma experiência única e imersiva na cultura, tradição e natureza limianas.
O grupo foi calorosamente recebido pelo Vereador da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Gonçalo Rodrigues, que destacou a importância de eventos desta dimensão para a internacionalização do concelho. “É como se tivéssemos em Ponte de Lima um pedaço de todo o mundo”, afirmou o autarca, visivelmente satisfeito com a partilha cultural proporcionada por esta atividade.
Durante a estadia, os escuteiros exploraram os principais pontos de interesse do concelho, incluindo um passeio no emblemático Barco “Água Arriba”, a visita ao Festival Internacional de Jardins e às Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, onde puderam também dar o seu contributo ambiental. A aventura continuou com passeios de canoa e gaivota pelo Rio Lima.
A componente educativa e cultural foi igualmente valorizada com uma visita à Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, onde os jovens conheceram a cultura do Vinho Verde e participaram numa atividade de “Poda Verde” nos vinhedos da região.
No contacto com a tradição e o artesanato local, os escuteiros puderam interagir com artesãos limianos ligados à tapeçaria, aos Trajes Regionais e à produção dos típicos “Cabeçudos”.
A experiência culminou com um animado “Arraial Minhoto”, onde não faltaram as bifanas, o vinho verde, os bombos, os ranchos folclóricos, a música popular e, claro, os inconfundíveis cabeçudos, num verdadeiro espírito de festa e confraternização.
O 16º World Scout Moot Mondial em Ponte de Lima reforçou a vocação do concelho para o acolhimento de grandes eventos internacionais, afirmando-se como um destino de excelência para quem procura tradição, natureza e hospitalidade.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.