A época Natalícia chega a Ponte de Lima no dia 8 de dezembro e prolonga-se até 31 de dezembro, com a Vila Natal no Mercado Municipal. Um projeto que cria uma Aldeia Natal no centro da vila, onde não faltará espírito natalício com o pai natal, a neve a cair, e um cenário de Natal perfeito.
O Município de Ponte de Lima associou-se a várias instituições do concelho para trazer um evento que proporciona animação aos mais pequenos, estimula o comércio local e incentiva a visita ao concelho.
Começando no segundo fim-de-semana do mês natalício, no dia 8 de dezembro, irão realizar-se dois concursos que visam dinamizar o comércio tradicional, e cativar os visitantes: o concurso do Bolo-rei e o Concurso de Montras de Natal, promovidos pela Associação Empresarial de Ponte de Lima. No Largo de Camões acontece mais um Mercado de Natal, com a participação dos artesãos da P´L´Arte – Associação de Artesãos de Ponte de Lima. A amostra ao vivo apresenta desde o artesanato tradicional ao contemporâneo, nomeadamente linhos, bordados e bainhas abertas, madeiras, costura criativa, tapetes e bijuteria artesanal.
As atividades que prometem entreter miúdos e graúdos, irão acontecer de sexta a domingo, desde o dia 8 até ao 31 de dezembro. Entre performances musicais, peças de teatro, animação de rua, estarão presentes associações locais que se uniram ao município neste evento – como é o exemplo dos Pequenos Atores do Lima, Duplaface, Banda de Música de Ponte de Lima e a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.