O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza o 3º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, que terá lugar nos dias 3 e 4 de julho de 2025, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, cujo tema central incidirá sobre o Património Gastronómico: desde 1125.
Ao longo de dois dias, diversos académicos, investigadores, chefs, consultores e empreendedores irão debater e explorar temas relacionados com a evolução da alimentação ao longo dos tempos, o uso das plantas aromáticas e medicinais na alimentação saudável e a certificação de produtos locais e de raças autóctones enquanto fatores decisivos para preservação e promoção do património gastronómico e do desenvolvimento sustentabilidade da região, com impacto para a economia local.
No ano em que o Vale do Lima foi reconhecido como Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, um selo que reforça a sua posição estratégica como um dos principais polos de gastronomia a nível nacional, o simpósio visa não só destacar as tradições gastronómicas e vínicas do Alto Minho, mas também promover a região no contexto europeu, um território de grande riqueza cultural e histórica, reconhecido pela sua gastronomia autêntica e vinhos de excelência.
Este evento insere-se na programação dos 900 anos do foral de D. Teresa outorgado a Ponte de Lima em 4 de março de 1125.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.