O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza o 3º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, que terá lugar nos dias 3 e 4 de julho de 2025, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, cujo tema central incidirá sobre o Património Gastronómico: desde 1125.
Ao longo de dois dias, diversos académicos, investigadores, chefs, consultores e empreendedores irão debater e explorar temas relacionados com a evolução da alimentação ao longo dos tempos, o uso das plantas aromáticas e medicinais na alimentação saudável e a certificação de produtos locais e de raças autóctones enquanto fatores decisivos para preservação e promoção do património gastronómico e do desenvolvimento sustentabilidade da região, com impacto para a economia local.
No ano em que o Vale do Lima foi reconhecido como Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, um selo que reforça a sua posição estratégica como um dos principais polos de gastronomia a nível nacional, o simpósio visa não só destacar as tradições gastronómicas e vínicas do Alto Minho, mas também promover a região no contexto europeu, um território de grande riqueza cultural e histórica, reconhecido pela sua gastronomia autêntica e vinhos de excelência.
Este evento insere-se na programação dos 900 anos do foral de D. Teresa outorgado a Ponte de Lima em 4 de março de 1125.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.