O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza o 3º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, que terá lugar nos dias 3 e 4 de julho de 2025, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, cujo tema central incidirá sobre o Património Gastronómico: desde 1125.
Ao longo de dois dias, diversos académicos, investigadores, chefs, consultores e empreendedores irão debater e explorar temas relacionados com a evolução da alimentação ao longo dos tempos, o uso das plantas aromáticas e medicinais na alimentação saudável e a certificação de produtos locais e de raças autóctones enquanto fatores decisivos para preservação e promoção do património gastronómico e do desenvolvimento sustentabilidade da região, com impacto para a economia local.
No ano em que o Vale do Lima foi reconhecido como Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, um selo que reforça a sua posição estratégica como um dos principais polos de gastronomia a nível nacional, o simpósio visa não só destacar as tradições gastronómicas e vínicas do Alto Minho, mas também promover a região no contexto europeu, um território de grande riqueza cultural e histórica, reconhecido pela sua gastronomia autêntica e vinhos de excelência.
Este evento insere-se na programação dos 900 anos do foral de D. Teresa outorgado a Ponte de Lima em 4 de março de 1125.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.
Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.