O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza o 3º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, que terá lugar nos dias 3 e 4 de julho de 2025, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima, cujo tema central incidirá sobre o Património Gastronómico: desde 1125.
Ao longo de dois dias, diversos académicos, investigadores, chefs, consultores e empreendedores irão debater e explorar temas relacionados com a evolução da alimentação ao longo dos tempos, o uso das plantas aromáticas e medicinais na alimentação saudável e a certificação de produtos locais e de raças autóctones enquanto fatores decisivos para preservação e promoção do património gastronómico e do desenvolvimento sustentabilidade da região, com impacto para a economia local.
No ano em que o Vale do Lima foi reconhecido como Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, um selo que reforça a sua posição estratégica como um dos principais polos de gastronomia a nível nacional, o simpósio visa não só destacar as tradições gastronómicas e vínicas do Alto Minho, mas também promover a região no contexto europeu, um território de grande riqueza cultural e histórica, reconhecido pela sua gastronomia autêntica e vinhos de excelência.
Este evento insere-se na programação dos 900 anos do foral de D. Teresa outorgado a Ponte de Lima em 4 de março de 1125.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.