A ADRIL-Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima promove, no próximo dia 15 de junho, o Encontro de Grupos de Ação Local responsáveis pela implementação de relevantes projetos de Cooperação Transnacionais.
Usufruindo de um vasto programa cultural, estarão representados neste fórum internacional, que decorrerá no Auditório Municipal de Ponte de Lima, pelas 14.30h, Grupos de Ação Local de toda a Europa, que lideram projetos de cooperação em Portugal, Espanha, Itália e ainda no Brasil, alicerçados em âncoras de desenvolvimento tão díspares como os produtos endógenos tradicionais, com destaque para o vinho e o café, as Casas e Jardins Históricos ou o Caminho de Santiago.
A comitiva internacional será convidada a percorrer o Vale do Lima, numa visita guiada no tempo e no espaço através da descoberta da história e identidade desta região. Nas palavras de Francisco de Calheiros, Presidente da ADRIL e embaixador vitalício do Alto Minho: “Este é um verdadeiro tour cultural e paisagístico que ambiciona configurar-se como um cartão de visita deste território, numa ação de charme e promoção internacional do Vale do Lima como destino de enoturismo, turismo patrimonial, turismo em Espaço Rural e Turismo de Habitação”. Propõe-se uma narrativa cativante que, passando por Castros, Castelos e Fortalezas defensivas, Solares e Casas Históricas, Museus e Centros Interpretativos, Santuários, Igrejas e Capelas irá deixar uma marca impressiva na memória dos convidados, deslumbrando com a revelação histórica, etnográfica e enogastronómica de um terroir com uma alma profunda.
O Europa Fórum articula-se com programa do Festival do Loureiro do Vale do Lima, organizado em parceria com os quatro Municípios deste território, que decorrerá de 14 a 17 de junho, percorrendo ícones históricos e patrimoniais de Viana do Castelo (14/06), Ponte de Lima (15/06), Ponte da Barca (16/06) e Arcos de Valdevez (17/06) – com a apresentação dos produtores de Vinho Verde Loureiro do Vale do Lima e um espetáculo musical a partir das 21 horas.

Os Grupos de Ação Local (GAL) são a voz de um território, representando os diferentes atores de desenvolvimento, públicos e privados, e a sociedade civil. Constituem-se como interlocutores privilegiados que garantem o acesso aos fundos comunitários por parte das pequenas e médias empresas e associações das nossas zonas rurais.
Com um histórico de mais de 30 anos, a génese dos Grupos de Ação Local remonta ao programa LEADER em 1991. Nascem no quadro do Desenvolvimento Local de Base Comunitária, enquanto peças-chave de uma abordagem ascendente de apoio ao desenvolvimento das regiões rurais, através de projetos que dão resposta às necessidades locais. No período de 2014-2020, a União Europeia planeou conceder financiamento num montante máximo de 9,2 mil milhões de euros para o LEADER e o desenvolvimento local de base comunitária.
As Estratégias de Desenvolvimento Local são concebidas pelos Grupos de Ação Local (GAL) com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações. Este paradigma de desenvolvimento alicerça-se em métodos participativos, visando o envolvimento das comunidades locais nos processos de desenvolvimento de projetos e de tomada de decisões.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.