A ADRIL-Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima promove, no próximo dia 15 de junho, o Encontro de Grupos de Ação Local responsáveis pela implementação de relevantes projetos de Cooperação Transnacionais.
Usufruindo de um vasto programa cultural, estarão representados neste fórum internacional, que decorrerá no Auditório Municipal de Ponte de Lima, pelas 14.30h, Grupos de Ação Local de toda a Europa, que lideram projetos de cooperação em Portugal, Espanha, Itália e ainda no Brasil, alicerçados em âncoras de desenvolvimento tão díspares como os produtos endógenos tradicionais, com destaque para o vinho e o café, as Casas e Jardins Históricos ou o Caminho de Santiago.
A comitiva internacional será convidada a percorrer o Vale do Lima, numa visita guiada no tempo e no espaço através da descoberta da história e identidade desta região. Nas palavras de Francisco de Calheiros, Presidente da ADRIL e embaixador vitalício do Alto Minho: “Este é um verdadeiro tour cultural e paisagístico que ambiciona configurar-se como um cartão de visita deste território, numa ação de charme e promoção internacional do Vale do Lima como destino de enoturismo, turismo patrimonial, turismo em Espaço Rural e Turismo de Habitação”. Propõe-se uma narrativa cativante que, passando por Castros, Castelos e Fortalezas defensivas, Solares e Casas Históricas, Museus e Centros Interpretativos, Santuários, Igrejas e Capelas irá deixar uma marca impressiva na memória dos convidados, deslumbrando com a revelação histórica, etnográfica e enogastronómica de um terroir com uma alma profunda.
O Europa Fórum articula-se com programa do Festival do Loureiro do Vale do Lima, organizado em parceria com os quatro Municípios deste território, que decorrerá de 14 a 17 de junho, percorrendo ícones históricos e patrimoniais de Viana do Castelo (14/06), Ponte de Lima (15/06), Ponte da Barca (16/06) e Arcos de Valdevez (17/06) – com a apresentação dos produtores de Vinho Verde Loureiro do Vale do Lima e um espetáculo musical a partir das 21 horas.

Os Grupos de Ação Local (GAL) são a voz de um território, representando os diferentes atores de desenvolvimento, públicos e privados, e a sociedade civil. Constituem-se como interlocutores privilegiados que garantem o acesso aos fundos comunitários por parte das pequenas e médias empresas e associações das nossas zonas rurais.
Com um histórico de mais de 30 anos, a génese dos Grupos de Ação Local remonta ao programa LEADER em 1991. Nascem no quadro do Desenvolvimento Local de Base Comunitária, enquanto peças-chave de uma abordagem ascendente de apoio ao desenvolvimento das regiões rurais, através de projetos que dão resposta às necessidades locais. No período de 2014-2020, a União Europeia planeou conceder financiamento num montante máximo de 9,2 mil milhões de euros para o LEADER e o desenvolvimento local de base comunitária.
As Estratégias de Desenvolvimento Local são concebidas pelos Grupos de Ação Local (GAL) com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações. Este paradigma de desenvolvimento alicerça-se em métodos participativos, visando o envolvimento das comunidades locais nos processos de desenvolvimento de projetos e de tomada de decisões.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.