A Festa do Vinho Verde está de regresso a Ponte de Lima para a sua 32ª edição, nos dias 14, 15 e 16 de junho, na Expolima.
Este que já é um evento de referência, organizado pelo Município de Ponte de Lima em parceria com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, reforça a promoção do Vinho Verde como produto de excelência produzido na região e incentivando o desenvolvimento sustentável do sector vitivinícola local.
A 32ª Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima será um ponto de encontro para produtores, enófilos e visitantes, oferecendo um programa diversificado que inclui degustações, prova comentada e harmonização com Showcooking com produtos regionais.
Com uma programação e animação musical diversa, está confirmada a presença de João Pedro Pais, às 22h00 de sexta-feira e do DJ Pedro Simões da RFM a fazer animação da festa. Os Azeitonas atuam às 22h00 de sábado, dia 15 de junho, seguindo-se o espetáculo dos Smells Like 90’s. Referencia também o 42º Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares de Ponte de Lima marcado para o domingo à tarde, a partir das 15h00. Todas as atividades e concertos são de entrada gratuita.
No âmbito deste certame, irá realizar-se o XX Concurso de Vinhos Verdes que enaltece os melhores Vinhos Verdes que se encaixem nas seguintes categorias: Regional Minho Branco, Regional Minho Tinto, Regional Minho de casta Vinhão e Regional Minho de casta Loureiro. A prova terá lugar no dia 7 de junho, no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde de Ponte de Lima. As inscrições estão abertas para os produtores de Vinho Verde, até o dia 1 de junho.
A Festa do Vinho Verde é uma oportunidade única para os produtores locais apresentarem os seus produtos a um público mais vasto, fortalecendo a economia local e promovendo o vinho verde a nível nacional e internacional.
Para mais informações consulte: www.cm-pontedelima.pt
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.