A Vila Jardim prepara-se para uma nova edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que irá decorrer entre os meses de maio e outubro de 2024. Sob o tema, “O Imaginário na Arte dos Jardins”, o júri já selecionou as 11 novas propostas do certame.
O evento distinguido e premiado internacionalmente, aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins.
O Festival Internacional de Jardins é um projeto sustentável que dá importância à criatividade e expressão de ideias inovadoras e afirma-se de ano para ano como uma referência nacional e
internacional na arte dos jardins e na ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente.
Os novos jardins juntam-se ao projeto mais votado da edição do ano anterior – “Viva la Vida” da arquiteta paisagista Victoria Magnano.
Propostas selecionadas pelo júri para a 19ª edição do Festival Internacional de Jardins:
– Constellation of Imagination, Polónia
– O Mar de Areia, França
– Jardim Intenção Paradoxal, Brasil
– O Portal dos Sentidos, Portugal/França
– Plein Air Garden, Hungria
– Nórdicos em Portugal, Dinamarca
– Jardín del Leteo, Espanha
– Inner Eye, Alemanha/Suíça
– The Imaginary Asian Childhood Dream, Austria/China
– Image(s) In’Air, Portugal
– Jardim da Moura, Inglaterra
À semelhança das edições anteriores o júri já escolheu o tema para o ano de 2025, e assim o Festival Internacional de Jardins de 2025 abordará a temática “Jardim da Paz – Jardim para a Paz”.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.