A Vila Jardim prepara-se para uma nova edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que irá decorrer entre os meses de maio e outubro de 2024. Sob o tema, “O Imaginário na Arte dos Jardins”, o júri já selecionou as 11 novas propostas do certame.
O evento distinguido e premiado internacionalmente, aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins.
O Festival Internacional de Jardins é um projeto sustentável que dá importância à criatividade e expressão de ideias inovadoras e afirma-se de ano para ano como uma referência nacional e
internacional na arte dos jardins e na ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente.
Os novos jardins juntam-se ao projeto mais votado da edição do ano anterior – “Viva la Vida” da arquiteta paisagista Victoria Magnano.
Propostas selecionadas pelo júri para a 19ª edição do Festival Internacional de Jardins:
– Constellation of Imagination, Polónia
– O Mar de Areia, França
– Jardim Intenção Paradoxal, Brasil
– O Portal dos Sentidos, Portugal/França
– Plein Air Garden, Hungria
– Nórdicos em Portugal, Dinamarca
– Jardín del Leteo, Espanha
– Inner Eye, Alemanha/Suíça
– The Imaginary Asian Childhood Dream, Austria/China
– Image(s) In’Air, Portugal
– Jardim da Moura, Inglaterra
À semelhança das edições anteriores o júri já escolheu o tema para o ano de 2025, e assim o Festival Internacional de Jardins de 2025 abordará a temática “Jardim da Paz – Jardim para a Paz”.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.
O poder dos afetos e da empatia volta a reunir três antigos estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) com a apresentação do seu mais recente projeto artístico: Amizades inesperadas. O livro, que integra texto, música e ilustração, será oficialmente apresentado esta sexta-feira, às 21h30, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
A cidade de Valença inaugura esta sexta-feira, 28 de novembro, às 18h00, a época natalícia com o tradicional acender das luzes de Natal. O evento terá lugar no Jardim Municipal, onde o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e vereadores darão início ao espetáculo luminoso que promete iluminar a cidade até 6 de janeiro.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, uma das principais artérias de Viana do Castelo, vai estar condicionada ao trânsito durante grande parte de dezembro e início de janeiro para acolher o Mercado de Natal. A decisão foi aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, com votos contra dos vereadores do PSD/CDS-PP e o apoio do Chega.
O Banco Alimentar Contra a Fome volta a promover, nos dias 29 e 30 de novembro, a sua grande campanha nacional de recolha de alimentos, e o Banco Alimentar de Viana do Castelo prepara-se para mobilizar dezenas de voluntários em várias superfícies comerciais do distrito.
A quinta jornada da Liga Europa trouxe um misto de reafirmação e resistência para as equipas portuguesas. O FC Porto reencontrou o caminho das vitórias com um triunfo convincente por 3-0 sobre o Nice, enquanto o SC Braga mostrou personalidade ao arrancar um empate em Glasgow, mantendo-se em zona de apuramento direto.
Amanhã, 29 de novembro, Valença será o palco de um dos eventos desportivos mais aguardados da região: o Torneio de Sanda Light, que juntará mais de 80 jovens atletas vindos de vários pontos do país.