A Vila Jardim prepara-se para uma nova edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que irá decorrer entre os meses de maio e outubro de 2024. Sob o tema, “O Imaginário na Arte dos Jardins”, o júri já selecionou as 11 novas propostas do certame.
O evento distinguido e premiado internacionalmente, aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins.
O Festival Internacional de Jardins é um projeto sustentável que dá importância à criatividade e expressão de ideias inovadoras e afirma-se de ano para ano como uma referência nacional e
internacional na arte dos jardins e na ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente.
Os novos jardins juntam-se ao projeto mais votado da edição do ano anterior – “Viva la Vida” da arquiteta paisagista Victoria Magnano.
Propostas selecionadas pelo júri para a 19ª edição do Festival Internacional de Jardins:
– Constellation of Imagination, Polónia
– O Mar de Areia, França
– Jardim Intenção Paradoxal, Brasil
– O Portal dos Sentidos, Portugal/França
– Plein Air Garden, Hungria
– Nórdicos em Portugal, Dinamarca
– Jardín del Leteo, Espanha
– Inner Eye, Alemanha/Suíça
– The Imaginary Asian Childhood Dream, Austria/China
– Image(s) In’Air, Portugal
– Jardim da Moura, Inglaterra
À semelhança das edições anteriores o júri já escolheu o tema para o ano de 2025, e assim o Festival Internacional de Jardins de 2025 abordará a temática “Jardim da Paz – Jardim para a Paz”.
Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.
O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.
Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.
O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.
Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.