A Vila Jardim prepara-se para uma nova edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que irá decorrer entre os meses de maio e outubro de 2024. Sob o tema, “O Imaginário na Arte dos Jardins”, o júri já selecionou as 11 novas propostas do certame.
O evento distinguido e premiado internacionalmente, aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins.
O Festival Internacional de Jardins é um projeto sustentável que dá importância à criatividade e expressão de ideias inovadoras e afirma-se de ano para ano como uma referência nacional e
internacional na arte dos jardins e na ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente.
Os novos jardins juntam-se ao projeto mais votado da edição do ano anterior – “Viva la Vida” da arquiteta paisagista Victoria Magnano.
Propostas selecionadas pelo júri para a 19ª edição do Festival Internacional de Jardins:
– Constellation of Imagination, Polónia
– O Mar de Areia, França
– Jardim Intenção Paradoxal, Brasil
– O Portal dos Sentidos, Portugal/França
– Plein Air Garden, Hungria
– Nórdicos em Portugal, Dinamarca
– Jardín del Leteo, Espanha
– Inner Eye, Alemanha/Suíça
– The Imaginary Asian Childhood Dream, Austria/China
– Image(s) In’Air, Portugal
– Jardim da Moura, Inglaterra
À semelhança das edições anteriores o júri já escolheu o tema para o ano de 2025, e assim o Festival Internacional de Jardins de 2025 abordará a temática “Jardim da Paz – Jardim para a Paz”.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.