O Município de Ponte de Lima prepara mais uma edição do Abraço ao Rio Lima, através do Serviço da Área Protegida.
Esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade limiana em geral, e a população escolar, em particular, para a salvaguarda e valorização do principal recurso hídrico do nosso território, o rio Lima.
Neste sentido foram convidadas para participar no Abraço ao Rio Lima várias instituições de ensino e acolhimento a seniores do concelho, assim como alunos de Xinzo de Limia – uma localidade galega onde nasce o rio Lima com o qual o Município estabeleceu um protocolo.
Como habitual estará também presente o Pinchas, a mascote da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, uma figura muito acarinhada pelos mais jovens.
O XIII Abraço ao rio Lima será realizado no próximo dia 11 de outubro, com o seguinte programa:
Programa:
09h30 | Receção aos participantes e convidados
09h30 | Dinamização das atividades nos Ateliês
10h00 | Representação da Lenda do Rio Lethes, pelos Pequenos Atores do Lima, nas margens do rio Lima
10h45 | Momento musical, pela Academia de Música Fernandes Fão
11h00 | XIII Abraço ao Rio Lima
11h30| Fim das atividades
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.