A ponte de Cabreiro, nos lugares de Sobreira e Igreja, no concelho de Arcos de Valdevez, foi classificada como monumento de interesse público (MIP), de acordo com uma portaria publicada esta terça-feira em Diário da República (DR).
A portaria refere que a ponte situada na freguesia de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, de “cronologia tardomedieval e moderna, constitui um dos testemunhos mais característicos desta tipologia existentes no concelho, e um exemplar singular no Entre-Douro-e-Minho”.
Assinada em 6 de outubro pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, a portaria destaca como “elementos de particular interesse” a “monumental inscrição, em carateres góticos, patente no intradorso de um dos arcos, que remete a construção para Afonso Anes, abade de Cabreiro e criado de D. Leonel de Lima, fidalgo minhoto de ascendência galega, primeiro visconde do reino de Portugal, primeiro alcaide-mor do castelo de Ponte de Lima, e senhor de Arcos de Valdevez”.
“Acessível por empedrado, a ponte, em granito da região, apresenta dois arcos desiguais, sendo um, maior, de volta perfeita, e o outro, menor, de forma ogival, encaixado na metade do tabuleiro que desce até à margem direita, de forma a vencer o acentuado desnível dos terrenos”, acrescenta.
“À inscrição gótica, situada no arranque do arco menor, junta-se uma segunda, numa aduela, com texto quase idêntico, que permite datar a construção original de 1462. Existem, igualmente, indícios de uma segunda campanha de obras, da Época Moderna, da qual poderá ter resultado a feição distinta do arco redondo”, destaca a portaria.
A ponte sobre o rio Cabreiro, afluente da margem esquerda do rio Vez, liga os lugares de Sobreira e Igreja. A proposta de classificação da ponte de Cabreiro foi formalizada pela Câmara de Arcos de Valdevez em fevereiro de 2021 e o procedimento iniciado em maio do mesmo ano.
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.