A ponte de Cabreiro, nos lugares de Sobreira e Igreja, no concelho de Arcos de Valdevez, foi classificada como monumento de interesse público (MIP), de acordo com uma portaria publicada esta terça-feira em Diário da República (DR).
A portaria refere que a ponte situada na freguesia de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, de “cronologia tardomedieval e moderna, constitui um dos testemunhos mais característicos desta tipologia existentes no concelho, e um exemplar singular no Entre-Douro-e-Minho”.
Assinada em 6 de outubro pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, a portaria destaca como “elementos de particular interesse” a “monumental inscrição, em carateres góticos, patente no intradorso de um dos arcos, que remete a construção para Afonso Anes, abade de Cabreiro e criado de D. Leonel de Lima, fidalgo minhoto de ascendência galega, primeiro visconde do reino de Portugal, primeiro alcaide-mor do castelo de Ponte de Lima, e senhor de Arcos de Valdevez”.
“Acessível por empedrado, a ponte, em granito da região, apresenta dois arcos desiguais, sendo um, maior, de volta perfeita, e o outro, menor, de forma ogival, encaixado na metade do tabuleiro que desce até à margem direita, de forma a vencer o acentuado desnível dos terrenos”, acrescenta.
“À inscrição gótica, situada no arranque do arco menor, junta-se uma segunda, numa aduela, com texto quase idêntico, que permite datar a construção original de 1462. Existem, igualmente, indícios de uma segunda campanha de obras, da Época Moderna, da qual poderá ter resultado a feição distinta do arco redondo”, destaca a portaria.
A ponte sobre o rio Cabreiro, afluente da margem esquerda do rio Vez, liga os lugares de Sobreira e Igreja. A proposta de classificação da ponte de Cabreiro foi formalizada pela Câmara de Arcos de Valdevez em fevereiro de 2021 e o procedimento iniciado em maio do mesmo ano.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.