Vai ter início, em Ponte da Barca, um curso de Língua Gestual Portuguesa (LGP), destinado a jovens entre 18 e 30 anos que vivam, estudem ou trabalhem no concelho.
Esta formação, que surge no âmbito do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2023, tem como objetivo principal dotar os participantes de competências básicas para comunicar em LGP, promovendo uma maior inclusão.
O curso será realizado na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, com três sessões já calendarizadas: a primeira no dia 26 de outubro, das 09h00 às 13h00, seguida de sessões nos dias 9 e 23 de novembro, das 10h00 às 13h00. A formação, que conta com vagas limitadas a 15 participantes, abordará temas como o alfabeto gestual, numeração, gramática da LGP, saudações, frases curtas e o calendário gestual.
O projeto, idealizado por Francisco Centeno, recebeu um apoio de cinco mil euros da autarquia de Ponte da Barca e visa “sensibilizar a comunidade para as várias realidades da comunidade surda”. O curso representa uma oportunidade para os jovens de Ponte da Barca adquirirem competências fundamentais em LGP, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e acessível.
Dados da Polícia de Segurança Pública indicam que, entre 01 de janeiro e 31 de outubro, 672 pessoas sofreram ferimentos graves, menos dois do que no mesmo período de 2023, mas os números disparam relativamente aos feridos ligeiros - 15.153 em 2024 contra 14.680 em 2023 (diferença de 473) - e aos acidentes -- 49.012 em 2024 contra 47.672 em 2023 (mais 1.340).
Polícia Judiciaria (PJ) recapturou em Trás-os-Montes mais um evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, o português Fernando Ribeiro Ferreira, anunciou a corporação.
Vila Nova de Cerveira já está a ultimar aquela que é a noite mais longa e animada do ano. A Festa de Passagem de Ano 2024-2025 mantém dois espaços distintos - Largo do Terreiro e Pavilhão Multiusos -, com animação para todas as idades e gostos, com selo de qualidade dos artistas em palco.
A proposta de orçamento e as grandes opções do plano para o ano de 2025, que definem as linhas de desenvolvimento estratégico para Ponte da Barca, foi aprovada esta segunda-feira pelo executivo municipal, em reunião de câmara extraordinária, deu nota a autarquia em comunicado.
As árbitras Sara Alves e Rafaela Almeida, filiadas na AFVC vão participar na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa Feminino que se irá realizar na Polónia em 2025.
Duas mulheres e dois homens, com idades entre os 25 e os 42 anos, foram detidos, esta sexta-feira, no Campo d'Agonia, pela PSP de Viana do Castelo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho firmaram, protocolos para implementação do Programa Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo da UNESCO, cuja candidatura deve avançar em 2025.