Vai ter início, em Ponte da Barca, um curso de Língua Gestual Portuguesa (LGP), destinado a jovens entre 18 e 30 anos que vivam, estudem ou trabalhem no concelho.
Esta formação, que surge no âmbito do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2023, tem como objetivo principal dotar os participantes de competências básicas para comunicar em LGP, promovendo uma maior inclusão.
O curso será realizado na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, com três sessões já calendarizadas: a primeira no dia 26 de outubro, das 09h00 às 13h00, seguida de sessões nos dias 9 e 23 de novembro, das 10h00 às 13h00. A formação, que conta com vagas limitadas a 15 participantes, abordará temas como o alfabeto gestual, numeração, gramática da LGP, saudações, frases curtas e o calendário gestual.
O projeto, idealizado por Francisco Centeno, recebeu um apoio de cinco mil euros da autarquia de Ponte da Barca e visa “sensibilizar a comunidade para as várias realidades da comunidade surda”. O curso representa uma oportunidade para os jovens de Ponte da Barca adquirirem competências fundamentais em LGP, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e acessível.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.