A Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, prepara-se para receber mais uma edição da Festa das Tradições, de 10 a 12 de maio, um evento que promete um fim-de-semana repleto de celebrações culturais, gastronomia regional e entretenimento para todas as idades.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, descreve a iniciativa como “uma celebração das raízes culturais e de partilha da alegria e da autenticidade da comunidade”. Destaca ainda o empenho das “associações e ranchos folclóricos locais em preservar e promover a herança da região”.
Durante os três dias de festa, moradores e visitantes poderão desfrutar de uma variedade de atividades. Entre os destaques musicais está o concerto de Toy e do grupo Roconorte.
Os ranchos folclóricos, os bombos e as rusgas também estarão presentes, trazendo consigo as danças e músicas tradicionais que celebram as raízes culturais da região.
A programação inclui ainda exposições que destacam os usos e costumes de Ponte da Barca, workshops tradicionais onde se pode aprender o saber-fazer local, desde a confeção de pão tradicional até à recriação da fiada do linho, além de uma homenagem às tradições com o desfile “O Traje do Povo”, onde o colorido dos trajes regionais brilha em todo o seu esplendor.
E claro, sem esquecer a gastronomia regional que estará em destaque com uma variedade de pratos autênticos da região e petiscos tradicionais que fazem parte do património gastronómico de Ponte da Barca.
Com todas as iniciativas de entrada gratuita, a Festa das Tradições é organizada pelo Município de Ponte da Barca em colaboração com as associações e ranchos folclóricos locais.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.